terça-feira, 20 de setembro de 2016

PECULIARIDADES DE SÃO JOÃO DEL REI NA TELINA


O projeto de extensão URBE - Olhares sobre São João foi criado com o intuito de contar um pouco mais sobre os lugares, as pessoas e as histórias de São João del-Rei que, muitas vezes, não são revelados. 

Produzido por alunos do curso de jornalismo da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), o projeto consiste em uma séries de programas on-line. 

O lançamento da primeira edição dos programas está marcado para a próxima quarta, 21, às 16h, no Centro Cultural UFSJ.

Com cerca de 13 minutos de duração, o primeiro programa contempla dois diferentes olhares: aquele que apresenta a cidade às pessoas, auxiliando na formação dos olhares de quem vem de fora - o Guia Turístico; e um olhar que é pouco conhecido, o das religiões de matriz africana que existem em São João del-Rei, apresentado por um filho de santo de um terreiro da cidade.

Para conhecer um local, é preciso respirar o ar de suas pessoas, perceber os diferentes ângulos pelos quais sua gente o observa. 

Muito mais que o barroco católico, o ressoar dos sinos, ou as vielas de pedra estreitas de seu centro histórico, São João esconde em sua cultura e história uma série de olhares ocultos.


"A minha história no culto aos ancentrais, começou com um preto velho que eu conversava, chamado Pai Cipriano", comenta Zilvan Lima em sua entrevista pra equipe do URBE. Personagem do primeiro programa, ele conta como se envolveu com o candomblé e qual o seu olhar sobre a religião. 

Zilvan é o primeiro filho de santo do terreiro Egbe Ile Omidewa Ase Igbolayo, iniciado há quatro anos pela mãe Celina de Oxum.

Acompanhe a página do URBE no Facebook e assista à abertura do programa.

Nenhum comentário: