segunda-feira, 12 de setembro de 2016

IMÓVEL DO HORTO FLORESTAL PASSA A PERTENCER AO CAMPUS MACHADO DO IFSULDEMINAS


No último dia 6, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), professor Marcelo Bregagnoli e o diretor do Campus Machado, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, estiveram em Belo Horizonte para oficializar a doação de um imóvel rural do Horto Florestal, que pertencia à União e agora passa ao Campus Machado. 

A assinatura do contrato (Processo SPU/MG n° 04926.000305/2013-63) ocorreu na Superintendência do Patrimônio da União no Estado de MG e contou com a presença do superintendente, Rogério Veiga Aranha e da coordenadora de Destinação daquele órgão, Júlia Maria de Oliveira.

 O chefe de gabinete do Campus Machado, Luciano Olinto Alves, e o diretor de Desenvolvimento Institucional da Reitoria, Paulo Roberto Ceccon, também acompanharam o ato.

No terreno, de aproximadamente 3,90 hectares, serão desenvolvidas ações para o Espaço de Estudos e Vivência Ambiental (EEVA), associadas à pesquisa e ao ensino. 

Está prevista ainda a construção de um viveiro de plantas medicinais, bem como um outro de espécies nativas da Mata Atlântica e Cerrado, aproveitando a estrutura já existente de viveiros de mudas frutíferas e arbóreas. 

Um deles pertence ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão com o qual o IFSULDEMINAS também pretende estabelecer parceria.

Segundo o diretor Carlos Henrique, “o objetivo será usar as mudas na recuperação florestal de áreas degradadas de Machado, bem como envolver escolas públicas municipais e estaduais em atividades de educação ambiental”. 

O reitor Marcelo Bregagnoli comentou a importância da doação ao IF. "É mais uma oportunidade para a ampliação dos projetos do IFSULDEMINAS, estreitando os laços com a comunidade por meio de ações que promovam o desenvolvimento”.

O projeto conta com a implantação de um arboreto dendrológico, que é uma coleção botânica de árvores e plantas de espécies regionais e com a formação de uma trilha ecológica que será usada junto às instituições de ensino. O valor do terreno, segundo avaliação recente, é de R$ 400 mil.

Nenhum comentário: