sexta-feira, 16 de setembro de 2016

GASTRONOMIA EM DESTAQUE NA CASA COR MINAS GERAIS

Espaços dedicados à gastronomia e aos encontros por ela proporcionados são ponto alto desta edição


A CASA COR Minas Gerais chega a sua 22ª edição consolidada como o principal evento dedicado à arquitetura e ao design de interiores no estado. 

Neste ano, a gastronomia amplia seu espaço na mostra, resultado de um interesse cada vez maior do público por novidades na área. Importantes chefs da capital mineira apresentam cardápios especialmente desenvolvidos para esta edição da CASA COR Minas, nos ambientes Bento Restaurante, Bar Notti, Giardino e Spazio di Vino e Moca Café, além do Café e Restaurante do Museu de Arte da Pampulha. 

Além disso, a CASA COR Minas Gerais ainda contou com o lançamento de um picolé no sabor Abacate com Natas - uma criação exclusiva da Easy Ice e Greco Design em homenagem a Oscar Niemeyer(que consumia a mistura de abacate com natas regularmente e creditava à ela sua longevidade). 

O lançamento faz parte de uma edição limitada e não será comercializado, mas distribuído gratuitamente para o público que visita a CASA COR Minas aos domingos.

Conheça os cardápios da CASA COR Minas Gerais 2016
O chef Felipe Rameh é responsável pelos cardápios do Bento Restaurante e do Bar Notti na CASA COR Minas. 

Um dos principais nomes da gastronomia na capital mineira hoje, Rameh assina as criações do Alma Chef, conceituado restaurante da cidade. Com passagens por vários países da Europa, Rameh desenvolveu uma cozinha única, transitando entre técnicas modernas e a valorização dos produtos da terra.

O público poderá conhecer seu trabalho com os pratos deliciosos desenvolvidos por ele para esta edição da mostra. Para quem procura uma experiência gastronômica única o “Confit de pato, purê de batata e vinho madeira” ou o “Beef angus ao poivre com baroinha defumada” são boas pedidas nos cardápios do Bar Notti e do Bento Restaurante. 

Para os vegetarianos, o “Gnochi artesanal, cogumelos frescos e grana paddano” promete surpreender. Para a entrada, o famoso “Dadinho de tapioca” e a “Coxinha de rabada” são os destaques. 

Sobremesas especiais, como o “Cheese cake do Paul” e “Trifle banana”, completam a experiência.

O Bento Restaurante e o Bar Notti contam, ainda, com opções de bebidas para todos os gostos, alcóolicas ou não. Uma cartela especial da Cervejaria Wals é um convite para os amantes da cerveja. 

Drinks diferenciados, como o “Cocktail de picolé de Cambuci”, a “Sakerinha de lichia” e o “Passion vanila” também integram o cardápio, convidando o público a experimentações.

O Giardino e Spazio di Vino e o Moca Café são os lugares ideais para a degustação de vinhos na CASA COR Minas. 

O público poderá conhecer vinhos nacionais e internacionais, de países como Portugal e Argentina, alguns dos principais produtores da bebida no mundo. 

Entre os nacionais, os destaques são os de produtores do Rio Grande do Sul, grande polo de produção da bebida no país, e os  vinho mineiros que estão conquistando o gosto dos consumidores mais exigentes, produzidos por  vinícolas de Cordislândia, Três Corações e Três Pontas, ambas cidades localizadas no Sul de Minas. 

O cardápio conta com opções de todos os estilos: vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes, sejam em garrafas ou taças individuais.

O Moca Café e o Giardino e Spazio di Vino contam também com cafés especiais, chocolates, chás e cappuccinos. 

Completam o cardápio comidinhas deliciosas, petiscos para acompanhar o vinho, incluindo também “Quiche Lorraine”, o “Bolo salgado de pesto com tomatinhos confitados e burrata de búfala” e o “Sanduíche de roast beef de filé com mostarda dijón e rúcula”. 

Para adoçar ainda mais a experiência, o “Eclair de chocolate com caramelo de flor de sal” e o “Mousse de doce de leite com coulis de framboesa e redução de vinho do porto e amêndoas” são alguns destaques.

Integrando o conjunto arquitetônico da Pampulha, a CASA COR Minas convidou o buffet Bouquet Garni para assumir o Café e Restaurante do Museu de Arte da Pampulha (MAP), que estava fechado há vários anos. 

Durante a CASA COR ele está funcionando sob o comando das chefs Agnes Farkasvolgyi e Adriana Silveira, com um cardápio criado especialmente para o público que for conferir a exposição “Ser Moderno”. 

O espaço foi totalmente redecorado trazendo de volta o glamour dos anos 1940, com mobiliário contemporâneo, que segue as linhas e conceitos das peças apresentadas na exposição, todos assinados com assinatura de Olavo Machado Neto.

O Restaurante e Café do Museu de Arte da Pampulha  está oferecendo aos visitantes um cardápio criado com lanches e petiscos, que incluiu opções para os intolerantes a glúten e lactose, além de pratos elaborados com ingredientes frescos e sazonais. 

Aos domingos, ainda oferece um delicioso brunch, convidando o público a desfrutar de um dia agradável no museu. 

Aos finais de semana, também oferecem um “kit piquenique”, que inclui quitutes e bebidas, convidando o público a vivenciar uma experiência nos jardins do museu, assinados por Burle Marx, um dos mais belos cartões postais da cidade. 

O Restaurante e Café do Museu de Arte da Pampulha irá funcionar até 25 de setembro com duas opções para os visitantes: o Café, que funcionará de terça-feira a sábado, das 12h às 18h; e o Bistrô, nas quintas-feiras e sábados, para o jantar, e domingos, para brunch, piquenique e almoço.

Uma casa gastronômica
Uma das novidades desta 22ª edição da CASA COR Minas Gerais foi a criação do projeto Cozinha Inusitada, que convida o público para as mais variadas intervenções gastronômicas. 

Comandado pela arquiteta Gabi Braga, o gourmad e empresário Sergio Figueiredo e o chef Gabriel Trillo, o projeto aguça não apenas o paladar, mas o olfato, a visão e o tato dos participantes. 

 Durante a atividade, os participantes tem a oportunidade de acompanhar todos os passos de execução dos pratos, além de atuarem juntamente com os chefs convidados na preparação de um menu diferente a cada edição. 

Os encontros serão realizados às terças, quartas e sextas-feiras, às 20h, para os adultos, e aos domingos, às 15h, para crianças e adolescentes, com a Cozinha Mini-Chefs. 

Os interessados em participar já podem garantir seu ingresso no site http://bit.ly/CozinhaInusitadaCASACOR

No valor de R$160 para os encontros adultos e R$125 para a Cozinha Kids, o ingresso dá direito à visitação da mostra CASA COR Minas Gerais, além da aula e degustação dos pratos. A Cozinha Inusitada acontece até 04 de outubro. As atividades da Cozinha Inusitada serão ministradas no espaço Cozinha Conceito. 

Projetada pela arquiteta Cristina Menezes – vencedora  do prêmio IF Design Awards 2016 na categoria “Arquitetura e Interiores” com o projeto “Casa de Vidro”, apresentado na CASA COR Minas 2015 – a Cozinha Funcional será um ambiente minimalista, conceitual e bastante funcional, privilegiando o papel do chef. 

Cristina comenta: “A funcionalidade está em todos os detalhes, como estantes com mini hortas, mobiliário em linhas paralelas e simétricas para boa visibilidade de qualquer ponto, e eletrodomésticos à mão do chef, tudo sob uma iluminação cênica”.

Vários outros ambientes da CASA COR Minas 2016 celebram a gastronomia e os encontros por ela proporcionados. 

Um dos destaques deste ano é a Cozinha-Estúdio, onde acontecerão algumas edições do programa Terra de Minas, da Rede Globo Minas, que terá programação especial durante o período da mostra, projetada em um container pelos arquitetos Luís Gustavo Vieira e João Lucas Pontes, da OBJ Design. 

Já a arquiteta e designer de interiores Valéria Alves faz sua quinta participação na mostra com a Cozinha Gourmet, um dos espaços mais esperados do público. 

Depois de participar da CASA COR Minas em 2011, a arquiteta Camila Ferreira retorna à mostra assinado o ambiente da Cozinha Contemporânea, espaço que preza pela simplicidade.

A CASA COR Minas 2016 também conta com um ambiente de café, o Moca Café, fruto da parceria dos jovens arquitetos Manu Lolato e Fernando César. Integrado à natureza, espaço será aberto e despojado, com foco na sustentabilidade. Com o desafio de reinventar o ambiente do bar, os arquitetos Ana Bahia, Felipe Soares e Sarah James Dias se uniram em um projeto diferenciado, o Bar Notti. Situado em um pavilhão fora do corpo da casa, o Bento Restaurante tem projeto minimalista dos arquitetos Du Leal e Eduardo Beggiato.

Uma casa para os amantes do vinho
Nesta edição, três espaços são dedicados àquela que é uma das bebidas mais consumidas do mundo: o vinho. 

Um bom vinho pede um lugar especial tanto para a sua degustação quanto para a sua armazenagem. A arquiteta mineira Camila Bignoto assina o projeto da Adega na edição deste ano. 

Com um design rústico, trabalhando com ferro, madeira e cores terrosas, o espaço busca permitir que seu usuário usufrua todas as sensações que um bom vinho proporciona. 

A Sala de Vinho, projeto assinado pela arquiteta Sílvia Carvalho, é mais um ambiente dedicado à armazenagem da bebida, contando com um espaço climatizado para 450 garrafas. 

Na área externa da CASA COR Minas, estará localizado outro ambiente especial para a degustação de vinhos, o Giardino e Spazio di Vino, desenvolvido por Droysen Tomich, Marcelo Serafim e Flávia Zambelli. Inspirado na Itália, um dos principais países produtores de vinho no mundo, este jardim foi pensado como o ideal para a degustação da bebida.

Serviço
CASA COR Minas Gerais 2016
Data: de 30 de agosto a 04 de outubro de 2016
Endereço: Alameda das Latânias, 30 – São Luiz – Pampulha – Belo Horizonte
Ponto de referência: Esquina com Avenida Otacílio Negrão de Lima
Horário de funcionamento: de terça à sexta de 15h às 22h/ Sábados, de 13h às 22h e  aos domingos e feriados de 13h às 19h.

Informações: www.casacorminas.com.br

A entrada para todos os eventos promovidos no Teatro CASA COR Minas é gratuita mediante compra do ingresso para a mostra CASA COR Minas Gerais. Sujeito a lotação do espaço, que deverá variar em função da configuração adotada para cada evento.  

Nenhum comentário: