segunda-feira, 12 de setembro de 2016

FESTIVAL CULTURAL TEVE INÍCIO NO DOMINGO EM ALFENAS


Desde o dia 1º de setembro, o Festival de Artes e Interações Socioculturais (FAISCA) movimenta Poços de Caldas, no Sul de Minas, com atividades culturais. 

E desde este domingo, 11, o projeto chega à Alfenas, também na região Sul de Minas, para sua terceira edição. Toda programação é gratuita e acontece em vários locais da cidade. 

No domingo, 11, o FAISCA ocupou a quadra do Chapadão no Bairro Santa Luzia com o projeto Coliseu Cultural Social com atividades direcionadas ao hip hop. No local houve apresentações dos grupos Latropa, Ecletcrew e o MC Bill e convidados. 

Hoje, segunda-feira, 12, haverá a abertura oficial do festival com um show especial da artista Dani Lasalvia acompanhada por Rui Kerner (viola clássica e bandolim) e Poli Brandani (violão). O evento será às 19h30, no Auditório da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

A partir de amanhã, terça-feira, 13, o FAISCA oferece oficinas culturais com várias temáticas no campus da UNIFAL-MG e nas escolas Padre José Grimmick (Bairro Pinheirinho) e Abrão Adolpho Engel (Bairro Barranco Alto). 

A relação das oficinas pode ser acessada no site oficial do evento (www.unifal-mg.edu.br/faisca). As inscrições serão feitas no local.

Na quinta-feira, 15, o projeto realiza apresentações dos grupos Grilo à Paisana e do Projeto Consonância, às 17h, no campus da UNIFAL-MG. 

Na sexta, 16, além das oficinas, o FAISCA promove a segunda edição do Sarau Vira-Lata. Este ano o sarau será realizado em parceria com o Sarau Fundo de Quintal e destaca a performance teatral de Rodrigo Mikelino, música com a dupla Las Forasteras e participação de diversos poetas de Alfenas e região.

No final de semana, as ações do FAISCA serão na área central de Alfenas. No sábado, 17, a partir das 16h, a concha acústica da Praça Getúlio Vargas será ocupada com shows dos grupos Facção Caipira, Ferdi e do MC Chavez e apresentações teatrais com a Cia Circo do Asfalto e com a atriz Évila dos Anjos. 

No domingo, 18, haverá apresentação do Palhaço Fusquinha na feira municipal e a partir das 16h, o espetáculo será na Praça Getúlio Vargas. 

No mesmo dia, se apresentam os grupos Compasso Lunnar (com participação do guitarrista Fredera) e Fino du Rap, e o Coletivo Galeria Gruta participa com a performance “Tapete Manifesto” com temática referente à violência contra a mulher.

O campus da UNIFAL também receberá as exposições “Experimentos” do artista visual Filite, “Vestígios da Alma” de Vanessa CTReis e a exposição de fotografia colaborativa do festival com cerca de 40 fotógrafos. 

A Casa de Cultura de Alfenas recebe a exposição “Derivas Continentais” de Felipe Castro e Fernanda Flores. As exposições estarão abertas à visitação no período de 12 a 17/09.

A partir do dia 21 de setembro, o projeto chega à Varginha e destaca shows com Tuatha de Danann, Djambê, Marginália, Brasileirinhos, Camerata Theophillus, Sofisticanto, LEVE e diversas oficinas. O acesso também será gratuito.

O FAISCA 2016 tem o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais, patrocínio da Frutty Refrigerantes e SpeedLife Energético. 

O projeto é uma realização coletiva entre a UNIFAL-MG, Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE) e coletivos culturais das cidades de Poços de Caldas, Alfenas e Varginha, com apoio institucional da Prefeitura de Alfenas. A produção é colaborativa envolvendo estudantes e grupos culturais independentes.

Informações no site: www.unifal-mg.edu.br/faisca

Nenhum comentário: