segunda-feira, 26 de setembro de 2016

ELEIÇÕES 2016: DEBATE REFORÇA COMPROMISSO DA UNIFAL COM A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Em evento da universidade, candidatos apresentam propostas para governar Alfenas

Na noite do último dia 19, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) deu um exemplo de seu papel como universidade cidadã, ao abrir espaço para que os candidatos à prefeitura de Alfenas apresentassem suas propostas à comunidade alfenense, em um evento inédito na história da Instituição e também da cidade.
Estudantes, professores, jornalistas e cidadãos do município lotaram o auditório Doutor João Leão de Faria para conferir o debate entre os candidatos: Antônio Munhoz (DEM), Enéias Rezende (PRTB), Luiz Antônio da Silva (PT), Marcela Rufato (PSOL) e Marcos Eduardo Andrade (PSB).

Proposto pelo Centro de Estudos da Política (CEPÓLIS), vinculado ao projeto de extensão “Observatório das Eleições Municipais na Mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas Gerais da UNIFAL-MG”, o evento contou com o apoio do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e das equipes do Cerimonial, Assessoria de Comunicação Social e do Núcleo de Tecnologia de Informação.

Na abertura, a vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo, acolheu os candidatos e o público presente, desejando boas-vindas e sucesso ao evento, oportunidade em que enfatizou o desejo de que a atividade fosse desenvolvida sem perder de vista o melhor para o futuro da cidade de Alfenas.

As discussões duraram cerca de duas horas e foram mediadas pelo jornalista e produtor cultural da UNIFAL-MG, Ivanei Salgado, responsável por conduzir os cinco blocos de perguntas.
No primeiro bloco, cada candidato, em ordem de resposta previamente estabelecida em sorteio, teve a oportunidade de explicar por que quer governar o município. 

Na sequência, os candidatos responderam às perguntas formuladas por estudantes, professores e técnico-administrativos da universidade, as quais foram sorteadas no momento do debate. 

Emprego, saúde, mobilidade urbana e segurança pública foram alguns dos temas das questões, que abordaram também esportes e outras perguntas específicas, como a questão dos trâmites para a instalação de novas empresas em Alfenas.

No terceiro bloco, os candidatos tiveram espaço para fazer perguntas entre si, com tempo definido para formular a questão, bem como para o respondente manifestar, com chance para réplica e tréplica.

Os candidatos também responderam às questões levantadas junto à população, as quais versaram sobre educação inclusiva e capacitação para professores, falta de saneamento básico em alguns bairros, políticas públicas voltadas para a comunidade LGBT, problema de drogas na cidade e moradores de rua, entre outras.

O quinto bloco foi reservado para os candidatos fazerem as considerações finais.

Socializando a informação
A realização do debate ganhou grande repercussão na cidade, atingindo já no primeiro dia de divulgação, no dia 13, um número expressivo de inscritos, que ultrapassou a capacidade do auditório. 
Para garantir o acesso à informação de todos os interessados, a comissão organizadora viabilizou a transmissão ao vivo do evento pela página oficial da UNIFAL-MG no Facebook.

Até o fechamento dessa notícia, tinham sido registrados: mais de 8 mil visualizações, cerca de 200 compartilhamentos e mais de 3 mil comentários. 
Essa mobilização via rede social confirma a importância da iniciativa da UNIFAL-MG, que comprometida com o desenvolvimento social, também contribui para a democratização da informação e construção da cidadania.

Iniciativa que deu certo
O diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, professor Sandro Amadeu Cerveira, um dos organizadores do debate, enfatizou que o envolvimento de várias pessoas da comunidade acadêmica foi decisivo para o sucesso do evento. 
“Só foi possível porque foi construído coletivamente com empenho, compromisso e profissionalismo de todos os que se envolveram no processo”,disse.

Comentando a iniciativa inédita proposta pela Universidade e a mobilização da população, o professor afirmou: “Fazer parte da construção de algo assim, inédito em nossa história como universidade, é muito gratificante. A acolhida e o apoio recebido, não apenas das candidaturas, mas da população da cidade mostra que esse tipo de evento era e é mais do que necessário. Considero que nosso objetivo de universidade pública de promoção da cidadania e apoio ao processo democrático foi alcançado."

Professor Sandro Cerveira também pontuou que, apesar das expectativas e tensões que cercam qualquer processo de disputa eleitoral, o debate transcorreu de forma geral de maneira pacífica e organizada, na qual o direito de fala e exposição de ideias foi democrático e igualitário. 
“Os candidatos tiveram garantida a oportunidade para expor suas trajetórias e propostas, e a população, a oportunidade de questionar e ouvir a todos. Foi nosso primeiro debate e queremos acreditar que estamos criando uma nova e positiva tradição para as eleições em Alfenas. Para as edições futuras, levaremos o acumulado e o aprendizado que o primeiro nos deu. Há sempre o que melhorar, mas o primeiro sempre será único e estamos muito felizes com o processo e os resultados até aqui”, comemorou.
por Ana Carolina Araújo - da assessoria

Nenhum comentário: