segunda-feira, 26 de setembro de 2016

COPASA INICIA OBRAS DA ETE ITAPECERICA EM DIVINÓPOLIS

Investimento de R$ 240 milhões garantirá o tratamento de 100% dos esgotos coletados na cidade do Centro-Oeste mineiro

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) deu início a um dos empreendimentos mais esperados pela população de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro. 

Com investimento de cerca de R$ 240 milhões, já se encontra em andamento a implantação do sistema de esgotamento sanitário da bacia do Rio Itapecerica.

As obras, previstas para serem concluídas em até 24 meses, contemplam a implantação de mais de 8 quilômetros de redes coletoras, 106 quilômetros de interceptores, 20 estações elevatórias de esgotos, além de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Itapecerica e ETE Ermida que, juntas, terão capacidade para tratar 90% dos esgotos coletados em Divinópolis.

O diretor de Operação Sul da Copasa, Frederico Delfino, em visita ao empreendimento, afirmou que a obra contribui diretamente para o avanço de Divinópolis. 

"Somados aos 10% já tratados na ETE da bacia do rio Pará, a cidade de Divinópolis contará com o tratamento de 100% dos esgotos coletados, garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população", ressaltou.

De acordo com Frederico Delfino, ao tratar 100% do esgoto coletado de Divinópolis, a Copasa irá contribuir diretamente para o processo de despoluição, revitalização e recuperação do Rio Itapecerica.

As intervenções estão sendo executadas por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa. 

A empresa executora do empreendimento ficará responsável pela implantação e operação parcial do sistema de esgotamento sanitário de Divinópolis, incluindo a execução das obras civis, compra de equipamentos, elaboração de projetos e o gerenciamento do sistema, que contará com toda infraestrutura para coletar, interceptar e tratar o esgoto.

A Copasa em Divinópolis
A Copasa é responsável pelos serviços de abastecimento de água de Divinópolis há 43 anos. Atualmente, atende mais de 230 mil pessoas com água tratada dentro dos rigorosos padrões de qualidade da companhia. 

Em 2011, a empresa assumiu o serviço de esgotamento sanitário do município e realiza todo o trabalho necessário para o bom funcionamento do sistema. Hoje, a cidade conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em operação na bacia do rio Pará, responsável pelo tratamento de 10% do esgoto coletado na cidade.

Nenhum comentário: