quinta-feira, 4 de agosto de 2016

UFLA TERÁ REPRESENTANTES NO ENCONTRO DE ESTUDANTES NEGROS, NEGRAS E COTISTAS DA UNE

Eles fazem parte da equipe de organizadores do Encontro do Orgulho Crespo de Lavras, evento que visa o empoderamento e união dos afrodescendentes de Lavras e região

Isadora Oliveira, Zulu Duarte e Laissa Ferreira participam do 5º Enune, em Salvador, na Bahia

Salvador é uma das mais belas e mais visitadas cidades do Brasil. Cidade de 2,675 milhões de habitantes, é o local com a maior concentração de negros fora da África.

E por esse motivo, a capital baiana, localizada no Nordeste do País abriga novamente um dos mais importantes encontros do movimento estudantil para ”afrontar o racismo e conquistar direitos”. 

Salvador será mais uma vez, palco do Encontro de Estudantes Negros, Negras e Cotistas da UNE (Enune). No último censo, 80% da população de Salvador se declarou afrodescendente. 

Nesses 467 anos de história, a religião, a cultura, a música e a dança da cidade refletem o peso simbólico da luta do povo negro. 

Em sua 5ª edição, o evento organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) terá como tema "Minha presença te incomoda? Conquistar direitos e afrontar o racismo" será um espaço de articulação e síntese das mais variadas experiências de enfrentamento ao Racismo que vêm mudando a cara do País.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) será representada por três estudantes da graduação. Isadora de Oliveira Ramos (Engenharia Química), Laissa Ferreira (Filosofia) e Cleyson Duarte, mais conhecido como Zulu (Educação Física).

Eles fazem parte da equipe de organizadores do Encontro do Orgulho Crespo de Lavras, evento que visa o empoderamento e união dos afrodescendentes de Lavras e região. 

O encontro que já teve sua terceira edição na cidade, se tornou um projeto de extensão cadastrado na Universidade Federal de Lavras e realizado juntamente com outros três estudantes, todos membros da equipe organizado do Orgulho Crespo. 

Para a diretora de mulheres da UNE, Bruna Rocha, ser a cidade mais negra do mundo fora do continente africano indica muita coisa sobre a cultura de Salvador.

"É uma cidade sofrida, porém acolhedora e com um traço de resistência muito forte. O povo tem uma personalidade muito alegre e corajosa, uma diversidade impressionante e muita irreverência”, conta ela, que é uma soteropolitana orgulhosa.

“Nesta edição estamos comemorando 10 anos da realização do ENUNE e a escolha do tema do encontro é ‘A minha presença te incomoda? Conquistar direitos e afrontar racismos’ porque ainda hoje nossa presença em espaços como a universidade inquieta brancos ricos insatisfeitos com suas perdas de privilégios”, destaca o diretor de Combate ao Racismo da UNE, Rodger Richer.

O local escolhido para concentrar o evento também tem uma história marcante. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) também é muito representativa para os estudantes negros do país. 

A instituição foi uma das primeiras universidades federais do país a adotar o sistema de cotas raciais. Após amplo debate e muita pressão do movimento negro e estudantil, a universidade iniciou a implantação do seu Programa de Ação Afirmativa com o primeiro vestibular, em 2005, que incluiu reserva de vagas para alunos negros, quilombolas e também da escola pública, índios e índio-descendentes.

Os estudantes também foram responsáveis por promover o debate em torno do tema enriquecendo o processo de democratização da universidade e contribuindo para o aperfeiçoamento do sistema enfim aprovado, tornando-o modelo adotado pelo projeto de lei enviado pelo MEC ao Congresso Nacional.

Os debates acontecerão na parte interna do Centro de Educação Física e Esportes da UFBA, localizado bairro de Ondina, zona sul da cidade. 

O bairro é cortado pela famosa Avenida Oceânica e abriga diversos restaurantes, bares e também o Palácio do Governador. Este último está localizado no Alto de Ondina, elevação que é um dos atrativos locais.

Serviço
O que? 5º Enune
Quando? De 5 a 7 de agosto
Onde? Universidade Federal da Bahia – Centro de Educação Física e Esportes – Rua Dorilândia, 105 – Ondina, Salvador – Bahia

Nenhum comentário: