quarta-feira, 13 de julho de 2016

VOCÊ COMPRARIA UMA BARRA DE CEREAL COM CAFÉ?

Pesquisa desenvolvida na UFLA avalia o potencial do produto no mercado


A barra alimentícia, conhecida popularmente como barrinha de cereal, foi objeto de estudo da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Maísa Mancini Matioli de Sousa, a qual avaliou o produto quanto à impressão global, intenção de compra, preferência e expectativa, antes e após o consumo da barra.

Resultados
Os resultados da pesquisa demonstraram os principais aspectos considerados pelos consumidores em relação ao produto, “segundo a avaliação qualitativa, o consumidor prefere embalagens com cores foscas variando nos tons relacionados aos grãos de café. Essas são melhores para a embalagem que contém a informação “sabor café especial – 100% arábica”. 

Quanto à segmentação de mercado, foi possível concluir que o grupo dos “consumidores saudáveis e conscientes” é o segmento com maior potencial para ser explorado quanto à compra e consumo da barra alimentícia adicionada de café”, explica Maísa.

O projeto que foi iniciado através do Programa do Polo de Excelência do Café, INCT Café e teve o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), faz parte da linha de pesquisa que busca o desenvolvimento de novos produtos à base de café desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos da UFLA.

A análise inicial sobre o produto foi desenvolvida pela nutricionista e mestre em Ciência dos Alimentos pela UFLA, Nathália de Souza Lara, onde foi realizada a formulação, avaliação físico-química e sensorial da barra alimentícia adicionada de café. 

O estudo conclui que a barra alimentícia composta por uva passa e com 100% de café destacou-se quanto à capacidade de proteção contra o estresse oxidativo e demonstrou satisfatória aceitabilidade, podendo ser uma nova alternativa para o mercado de produtos diferenciados, com possíveis efeitos benéficos à saúde. 

A partir dos resultados iniciais que constataram o potencial do produto, o estudo seguiu com a análise de marketing feita pela nutricionista Maísa. 

A orientadora da duas pesquisas e professora da UFLA, Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira, afirma que além de ser muito apreciado, o café oferece diversos benefícios a saúde, como no caso da associação do produto com a uva passa, que potencializou o poder antioxidante na junção dos dois ingredientes, “queremos explorar esse produto essencialmente brasileiro e os próximos passos da pesquisa é a extração de aromas de cafés especiais para inserção em filmes comestíveis na barra alimentícia”, observa.

O coorientador das pesquisas e professor da UFLA, João de Deus Souza Carneiro, explica que   desenvolver um novo produto é algo complexo e que envolve diferentes áreas de pesquisa, “estamos no caminho certo seguindo com a análise de mercado para entender melhor a percepção dos futuros consumidores, um público que está cada vez mais preocupado com a qualidade, segurança alimentar e que almejam produtos saudáveis”, afirma.

Desenvolvimento
O estudo foi dividido em duas fases: a etapa qualitativa, onde a discente entrevistou dois grupos focais de pessoas e etapa quantitativa que foi feita a partir de análise sensorial e questionário estruturado sobre opinião e comportamento em relação à barra alimentícia, avaliado por meio de estatísticas descritivas e multivariadas. 


A pesquisa aferiu a viabilidade de introdução no mercado de uma barra alimentícia adicionada de café, a intenção de compra dos consumidores, além de identificar o melhor conceito e os possíveis segmentos de mercado para inserção do produto.
por Vanessa Trevisan - da assessoria

Nenhum comentário: