terça-feira, 12 de julho de 2016

FEDERAL DE LAVRAS É A 22ª MELHOR UNIVERSIDADE DA AMÉRICA LATINA


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi classificada na 22ª posição na lista das 50 melhores universidades da América Latina e 12ª no Brasil. 

A classificação foi anunciada na última quinta-feira, 4, no Latin America University Rankings 2016, elaborado pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE) – em parceria com a Elsevier – o ranking acadêmico mais conceituado no mundo.

O ranking inédito com as 50 melhores universidades da América Latina baseou-se nos mesmos critérios rigorosos que são utilizados no University Rankings THE, que classifica as 800 melhores instituições do mundo. 

A UFLA passou a figurar nessa lista em outubro de 2015, aparecendo pela primeira vez como uma universidade com reconhecida qualidade global.

Especificamente para a América Latina, foram feitas adaptações especiais para que os critérios refletissem as características e as prioridades de desenvolvimento das instituições. 

O ranking é reconhecido por aplicar critérios rigorosos, utilizando 13 indicadores que envolvem as diferentes áreas de excelência de uma universidade de pesquisa global: ensino (ambiente e staff), pesquisa (volume, investimento e reputação), citações (influência da pesquisa), internacionalização e inovação (transferência de tecnologia).

Desta vez, a posição de destaque surpreendeu até mesmo a Direção Executiva da instituição. 

Na avaliação do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, o desempenho nesse ranking reflete a força do conjunto e contribui para acompanhar a evolução da universidade em indicadores considerados relevantes. 

“Chegar nessa posição requer um trabalho coletivo, de todas as pessoas que compõe a comunidade UFLA – professores, técnicos e estudantes. A inserção nesse seleto grupo das melhores instituições da América Latina e entre as melhores do País é um orgulho que deve ser compartilhado”, ressaltou.

O ranking das 50 melhores universidades da América Latina foi divulgado durante o primeiro THE Latin America Universities Summit, evento realizado em Bogotá (Colômbia), de 6 a 8 julho, com a presença de líderes regionais, representantes das universidades, de governos e da indústria latino-americana para discutir os desafios para se alcançar o padrão de universidades consideradas de classe mundial.

Na UFLA, o pilar mais bem conceituado foi o de Ensino, ranqueada na 15ª posição, seguida da pesquisa, na 17ª posição. Embora tenha um número significativo de publicações, o ponto que ainda deve ser mais trabalhado se refere ao número de citações. Outro desafio da instituição é ampliar a relação com empresas privadas.

Foram excluídas da avaliação as instituições que não oferecem a pós-graduação e cuja produção científica foi inferior a 500 artigos publicados em periódicos reconhecidos, no período de 2010 a 2014.

Nenhum comentário: