terça-feira, 5 de julho de 2016

TCC DE FUNCIONÁRIO DA HELIBRAS É RECONHECIDO PELA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL

Trabalho do mecânico David Tolentino sobre Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional está em análise pela SAR


O funcionário de manutenção da Helibras teve o Trabalho de Conclusão de Curso solicitado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para divulgação e implantação no setor de aeronavegabilidade da Agência. 

David Tolentino, mecânico do MRO e formando de Ciências Aeronáuticas na Unisul Virtual, elaborou como projeto final da faculdade um trabalho sobre o Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) e a NBR 31010/2012.

“Escolhi esse tema porque ainda buscamos no meio aeronáutico amadurecer e estruturar raízes para que o novo sistema de gerenciamento da segurança operacional possa ser completamente efetivo e aplicado de forma eficaz. Acredito que todos os envolvidos no setor da aeronáutica contribuem para o bem comum e a segurança de voo.”, disse Tolentino.

Durante seu estudo, David abordou o Gerenciamento de Risco à Segurança Operacional, com base em estudos da ICAO. 

Entendendo que o meio aeronáutico possui a capacidade de gerar novas tecnologias e, ao mesmo tempo, transformar ambientes e situações em grande velocidade, Tolentino escolheu duas ferramentas que a NBR fornecia para desenvolver o projeto: a análise da confiabilidade humana (ACH) e a manutenção centrada em confiabilidade (MCC).

“A ACH possui a capacidade de avaliar as influências do erro humano no sistema, como também trata do impacto de pessoas sobre o desempenho do sistema. E a MCC é uma ferramenta que identifica as políticas a serem implantadas para o gerenciamento de falhas, desenvolvendo a segurança, a disponibilidade e a economia para os serviços realizados pelas empresas ou órgãos de aviação” disse Tolentino. 

Considerado de grande valia, o TCC está agora em estudo na ANAC.

Na Helibras, a gerência de segurança operacional já implantou o SGSO no Centro de Treinamento e agora está em fase de aplicação do sistema na área de manutenção da empresa, na qual será utilizado o trabalho de Tolentino. As iniciativas de apoio e melhoria da segurança, como ações e pesquisas voltadas ao tema, são muito valorizadas pela empresa.
com Natascha Ariceto - da assessoria

Nenhum comentário: