terça-feira, 26 de julho de 2016

SEDPAC LANÇA OBSERVATÓRIO DE IGUALDADE DE GÊNERO EM PARCERIA COM A FJP E UNIVERSIDADES


O secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, e representantes da Fundação João Pinheiro (FJP) e de diversas universidades assinam hoje,  terça-feira, dia 26, às 17 horas, na biblioteca pública estadual Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, 21, em Belo Horizonte, o protocolo de intenções para criação em Minas do Observatório Estadual da Igualdade de Gênero, para elaboração e disponibilização de informações sobre igualdade de gênero no Estado. 

A assinatura acontece durante a realização do seminário “A Construção do Observatório Estadual de Igualdade de Gênero – Algumas Experiências na América Latina e no Caribe”, que começa no dia 25 e se encerra no dia 28. (Veja programação abaixo).

Subscrevem também o protocolo de intenções representantes da Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas), da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O Observatório buscará suprir a fragilidade entre as diferentes bases de dados sobre a situação das mulheres no mundo do trabalho, bem como permitirá conhecer a verdadeira realidade desse segmento com as especificidades de cada região. 

Vai também priorizar os indicadores que serão monitorados e embasarão o processo de elaboração de políticas públicas. Essa parceria entre os órgãos colocará fim também à pulverização das informações e de ações destinadas às mulheres.

A coordenação do Observatório será feita pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), que vai monitorar o andamento dos trabalhos e estudos, avaliar e divulgar os produtos finais, além de criar um site para a disponibilização das informações e se empenhar junto aos parceiros para a criação das condições necessárias à viabilização dos estudos e pesquisas do novo órgão.

A implantação do Observatório beneficiará o público em geral, como estudantes, profissionais e outras pessoas interessadas em conhecimento sobre o tema, garantirá a construção de projetos institucionais, estaduais ou municipais, e servirá como subsídio a profissionais que realizam debates sobre o tema em eventos, por exemplo. 

Ele vai ainda evidenciar os aspectos socioculturais, econômicos e a realidade que essas mulheres enfrentam no dia a dia.

Seminário
O seminário “A Construção do Observatório Estadual de Igualdade de Gênero – Algumas Experiências na América Latina e no Caribe” terá debates, exposições de fotografia, sarau de poesias latino-americanas, feira de comidas e artesanatos afrolatinos, lançamento de cartilha sobre a autonomia das mulheres, bem como mostras de cinema em Direitos Humanos. 

O evento contará com a presença de secretários de Estado, como Nilmário Miranda e Macaé Evaristo, além de professores renomados como Carmenza Rojas Potes, professora colombiana da Unicamp.

Serviço
Evento: Seminário “A Construção do Observatório Estadual de Igualdade de Gênero – Algumas Experiências na América Latina e no Caribe”
Data: 25 a 28 de julho de 2016
Local: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, 21, em Belo Horizonte

Evento: Assinatura do protocolo de intenções para criação em Minas do Observatório Estadual da Igualdade de Gênero
Data: 26/7/16 Terça-feira
Horário: 17 horas
Local: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, 21, em Belo Horizonte

Confira aqui a programação completa

Nenhum comentário: