segunda-feira, 25 de julho de 2016

RODOVIA FERNÃO DIAS TEM QUEDA DE 39% NAS VÍTIMAS FATAIS EM ACIDENTE

Pesquisa feita pelo GERAR mostra ainda que 40,5% dos acidentes se dá por perda de controle do veículo. Grupo estratégico realiza ações desde 2013 para reduzir os índices de acidentes

“O GERAR faz um trabalho constante, com metas, plano de ação e muito planejamento”, destaca o diretor superintendente da concessionária, Helvécio Tamm de Lima

A concessionária Autopista Fernão Dias registrou no primeiro semestre 2016 uma redução de 39% nas vítimas fatais no BR-381, entre Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e Guarulhos, na Grande São Paulo, em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

O estudo foi conduzido pelo Grupo Estratégico de Redução de Acidentes (GERAR) da concessionária, em parceria com a área de operações da empresa. 

O levantamento também apontou que houve uma redução de 8% no número total de acidentes, o que representa 337 casos a menos. 

No trecho do Sul de Minas, entre Extrema e Santo Antônio do Amparo, o total de vítimas fatais e feridas apresentou queda de 32,3% e 25,2%, respectivamente. Já o total de acidentes caiu aproximadamente 5,4%.

Esta redução se deu, em grande parte, pelo trabalho desenvolvido pelo GERAR desde 2013, ano em que foi o órgão foi criado. O grupo atua em estudos com o objetivo de reduzir as ocorrências ao longo da rodovia. 

A equipe reúne gestores e colaboradores da Autopista Fernão Dias, de forma multidisciplinar, que se dedicam a definir ações que serão realizadas pelo grupo  para reduzir em 50% o número de mortes na rodovia até 2020. 

“O GERAR faz um trabalho constante, com metas, plano de ação e muito planejamento”, destaca o diretor superintendente da concessionária, Helvécio Tamm de Lima.

Um dos trechos que recebeu várias ações foi o Km 921, em Camanducaia. No local foram implantadas linhas de estímulo à redução de velocidade e placas de advertência que alertam os motoristas sobre curvas, declive e limite de velocidade. 

Além disso, no trecho também foi instalado radar e sistema de iluminação. Após as mudanças, o total de vítimas fatais foi reduzido a zero e o número de acidentes saiu de 67 em 2013, para sete em 2016.

Quanto aos índices de acidentes, levando em conta as causas prováveis, 40,5% se deu por perda de controle do veículo, 22,3% por descuido do motorista e 4,8% por dormir ao volante. 

“Estamos muito otimistas para alcançarmos a meta de redução de acidentes. No trecho da Autopista Fernão Dias vem sendo feito um trabalho intenso em conjunto com a engenharia e operações para aumentar a segurança dos nossos usuários e também realizamos campanhas e ações educativas que contribuem para a conscientização”, explica José Carlos de Oliveira, coordenador do GERAR da Autopista Fernão Dias. 

“Quando se analisa a causa, fica fácil perceber que a maioria dos acidentes poderia ser evitado”, acrescenta.
por Luiza Gabrielle Brunhara -  da assessoria

Nenhum comentário: