sexta-feira, 8 de julho de 2016

"RESISTÊNCIA" É O TEMA DO FESTIVAL DE INVERNO DE OURO PRETO E MARIANA, QUE COMEÇA HOJE

Primeiro dia de evento traz apresentações nas duas cidades


Com 22 apresentações musicais e teatrais, 18 oficinas e 11 exposições, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana tem início nos dois municípios hoje, sexta-feira, 8, e estende-se até o dia 17. 

O evento, organizado de forma colaborativa, é pautado na mobilização de artistas, produtores e empresários da região e acontece como ato de resistência ao momento adverso. Este contexto deu origem ao tema desta edição: “Resistência”.

Neste ano, o Festival ganha um novo formato, criando uma cultura de contribuição e envolvimento, união que é primordial para essa e outras manifestações da arte e da cultura. 

Para chegar à programação final, foram realizadas reuniões ampliadas a fim de definir essa nova proposta de posicionamento do evento.

Abertura
Três apresentações marcam a abertura do festival nas cidades de Ouro Preto e Mariana. Ouro Preto receberá o espetáculo Attrasverso; percurso 2, uma intervenção cênica inspirada no livro de Italo Calvino,“Marcovaldo, ou, As quatro estações na cidade”. 

Apresentado pela Cia Multidanças, o espetáculo funda-se em conceitos oriundos da dança, performance, literatura e instalação e tem como suporte os temas abordados por Calvino nos contos que compõem o livro. A apresentação será no Hall do Centro de Convenções da UFOP.

Na sequência, no Teatro do Centro de Convenções, às 21h, acontece o espetáculo De Quando Bate a Saudade, também apresentado pela Cia Multidanças. 

São retratadas emoções vividas por um indivíduo - ser pai, filho e órfão -, traduzindo sensações através do corpo, buscando a dança e o teatro como meio para esse encontro. 

Já em Mariana, o público será brindado com o projeto Mostra Cultural das Escolas Sesi, a partir das 20h, no Teatro Sesi Mariana. 

O Projeto Orquestra Contemporânea SESI Mariana sobe ao palco na sexta-feira com um repertório eclético que transita entre a música erudita e a popular brasileira, passando pelo rock e o reggae.

Todas as atividades podem ser conferidas no site www.ufop.br/festivaldeinverno2016

Serviço
FESTIVAL DE INVERNO DE OURO PRETO E MARIANA
Data: De 8 a 17 de julho
Contato: festivaldeinvernoufop@gmail.com

Nenhum comentário: