quinta-feira, 7 de julho de 2016

QUEIJOS INOVADORES

Alunos do curso Técnico em Alimentos do IFSULDEMINAS desenvolvem queijos inovadores e com potencial para comercialização


No último dia 28 de junho, os alunos do 3º ano do curso Técnico em Alimentos do Campus Inconfidentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), apresentaram os produtos que desenvolveram dentro da disciplina Processamento de Leite II, ministrada pela professora Ana Cristina Ferreira Moreira da Silva.

Em alguns casos, foram apresentados queijos visando consumidores mais exigentes. O queijo tipo Boursin com azeite de dendê e temperos característicos do norte e nordeste brasileiro inovou no sabor de um queijo tipicamente francês com temperos brasileiros. 


Também desenvolveram o Boursin com calda de chocolate  e menta, estimulando o olfato e o paladar.

Outro produto desenvolvido foi a ricota com geleia de pimenta e mel, sem utilização de açúcar. "O sabor foi surpreendente", comentou a professora. 

Segundo ela, o queijo tipo Petit Suisse com sabor de chocolate ficou muito suave e agradável ao paladar.

Para estimular o consumo de queijos pelas crianças, os alunos criaram uma bolachinha recheada de queijo, sendo que tudo é de queijo, até a "bolacha" em forma de flor e estrela, fita com provolone e recheio de ricota finamente temperada.

Para atrair os consumidores mais atarefados e sem tempo para o preparo da alimentação, foi desenvolvida uma mistura de queijo parmesão ralado e condimentado com tomate seco e manjericão, já pronta para o consumo. Este produto deve ser comercializado, em breve, na Cooperativa.

Como proposta de enriquecimento proteico, os alunos desenvolveram o queijo Minas Padrão com ora-pro-nobis. 

Este queijo é característico de Minas Gerais e o ora-pro-nobis é conhecido pela grande quantidade de proteínas em sua composição, por isso decidiram incluí-lo ao queijo, na forma de farinha. 

O sabor foi muito bem aceito pelos convidados que participaram da apresentação, devendo também ser produzido para a venda.

Os produtos foram totalmente desenvolvidos pelos alunos, desde a recepção da matéria-prima até a finalização, com cálculos de custos e rotulagem. 

De acordo com Ana Cristina, os produtos apresentados foram inovadores e todos têm potencial para comercialização e expectativa de boa aceitação pelo consumidor. 
por Paula Doná - da assessoria

Nenhum comentário: