terça-feira, 5 de julho de 2016

POUSO ALEGRE FOI A CIDADE QUE MAIS GEROU EMPREGOS NO SUL DE MINAS EM ABRIL E MAIO

Produto Interno Bruto da cidade era de 2,5 bilhões em 2009. Projeção para o PIB desse ano é de 8,8 bilhões de reais


O Ministério do Trabalho divulgou o relatório mensal do Cadastro Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em Pouso Alegre, segunda maior cidade do Sul de Minas, a geração de empregos voltou a crescer. 

Nos últimos dois meses, a criação de postos de trabalho na cidade superou as demissões em 619 vagas, segundo relatório mensal divulgado pelo Ministério do Trabalho, através do  

Os dados são referentes aos meses de abril e maio e mostra que Pouso Alegre empregou mais que Varginha (495) e Poços de Caldas (140), que formam as três maiores cidades do Sul de Minas. 

Poços de Caldas é a que tem o pior saldo de geração de empregos entre as maiores. De acordo com a assessoria da prefeitura de Pouso Alegre, de janeiro de 2009 a maio de 2016, foram 179.680 novos registros com carteira assinada em Pouso Alegre. Descontando as demissões, o saldo na criação de empregos está em 8.575 novas vagas de trabalho.

Ainda comparando com os outros dois municípios mais populosos da região, o saldo de Pouso Alegre é superior ao de Poços de Caldas em 2.161 postos com carteira assinada e mais que Varginha em 3.426 vagas de trabalho.

Para a prefeitura de Pouso Alegre, a localização estratégica da cidade, que abrange cinco rodovias de fácil acesso aos grandes mercados consumidores de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além da rede de serviços com importantes instituições de educação e saúde também tem contribuído para atrair investidores.

Entre 2009 e 2016 grandes indústrias e empreendimentos chegaram a Pouso Alegre como o Centro de Distribuição da Unilever, a chinesa XCMG, o shopping Serra Sul, a Rexam que reabriu a fábrica no município, novos hotéis como o Class e o Zii recém inaugurados.

Além disso, indústrias como CIMED, União Química, Prática e Providência, ampliaram suas plantas no município

A expectativa na cidade é que novos empreendimentos possam garantir a geração de centenas de empregos diretos e indiretos na cidade. 

Está em construção um hotel do grupo Ibis e um hipermercado do ramo do atacarejo. A inauguração do hipermercado está prevista para setembro com geração de 150 empregos diretos e mais 150 indiretos.

De acordo com dados da prefeitura, nos últimos anos Pouso Alegre deu um salto de desenvolvimento. Hoje, é a cidade que mais cresce no Sul de minas, entre as 10 maiores. Já são 143.846 habitantes, segundo dados do IBGE. 

Já o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, que é a soma de toda a riqueza produzida era de 2,5 bilhões, em 2009. A projeção para o PIB desse ano é de 8,8 bilhões de reais.

Nenhum comentário: