terça-feira, 5 de julho de 2016

OBRA DE DOCENTE DA UNIFAL ABORDA CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS ESCRAVOS NEGROS

Professor Alisson Eugênio é o autor do livro “Lágrimas de sangue”. Obra narra diversos relatos médicos que apresentam uma visão trágica sobre a vida da população escrava

“Lágrimas de sangue” é o título da nova obra do professor Alisson Eugênio, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), lançada no final de março deste ano, pela Alameda Editorial.

Resultado de uma pesquisa originada no pós-doutoramento do docente na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), concluído ao final de 2010, quando o professor encontrou alguns relatos trágicos sobre as condições de saúde dos escravos negros, o livro apresenta as muitas “faces da escravidão”. 

“Uma delas é narrada em diversos relatos médicos, os quais apresentam uma visão trágica sobre a vida da população escrava, em particular sobre as suas condições de saúde. As razões dessa visão ser assim caracterizada, como ela foi fundamentada e os possíveis significados históricos da sua construção como instrumento intelectual de intervenção na vida social, são   abordadas   nesse   livro,   cujo   objetivo   é   analisar   como   a   sociedade   escravista comportou-se em relação à saúde dos escravos antes e depois do Iluminismo”, descreve o autor no resumo.

Segundo o pesquisador, para a elaboração da obra, diversos acervos foram consultados no período entre 2011 e 2013, entre os quais, a Biblioteca Nacional, o Real Gabinete Português de Leitura, o Arquivo Público Mineiro, a Academia Nacional de Medicina, a Casa do Pilar/Anexo do Museu de Ouro Preto e o Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana. 

“Em 2014 o escrevi e em 2015 fui atrás de editora e patrocínio”, conta Prof. Alisson, destacando que conseguiu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG) para a publicação.

Ao comentar a contribuição que sua obra trará para o tema no Brasil, o autor ressalta: “Estou muito contente com a publicação desta pesquisa que resultou no primeiro livro sobre o assunto no país. Até então havia dois dossiês de revistas, frutos de esforço conjunto de diversos autores. Mas livro mesmo não havia”, observa o professor Alisson Eugênio. 

“Trata-se de um passo, modesto, mas significativo para a historiografia nacional, uma vez que, ao aproximar dois campos historiográficos distintos - os estudos sobre escravidão e os estudos sobre história da saúde -, o livro contribui para a criação de um novo campo de pesquisa que só muito recentemente começou a ser construído no Brasil, e que muito pode revelar sobre as condições de saúde dos trabalhadores submetidos à escravidão e às origens da Medicina do Trabalho no Brasil”, acrescenta.

O livro pode ser encontrado na livraria virtual da Alameda Editorial ou encomendado em livrarias convencionais do país.

A obra que apresenta relatos trágicos sobre as condições de saúde dos escravos negros, foi tema no quadro “Reportagem Especial de Sábado” do Jornal Regional da EPTV Sul de Minas no último dia 2.

Na reportagem, a jornalista Andréia Marques destaca: “’Lágrimas de Sangue’ é um livro fundamental para quem estuda o tem. Para o leitor leigo, a obra ajuda a entender o país através do seu passado; passado que levou Padre Antônio Vieira em um dos seus mais famosos sermões, ‘O 14º’, a comparar o sofrimento dos escravos ao Calvário de Jesus”.

O autor
Alisson Eugênio é natural de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e professor de História do Brasil na UNIFAL-MG desde 2009. 

Formado em História pela Uni­versidade Federal de Ouro Preto (UFOP), possui mestrado pela Universidade Fede­ral do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Uni­versidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

O pesquisador é também autor das obras “Fragmentos de liberdades: as festas religiosas das irmandades de escravos em Minas Gerais na época da Colô­nia” (FAOP: 2007, E-papers: 2ª ed. 2010), “Reforming habits: the stru­ggle against poor healt conditions in 19th Brazil” (Verlag: 2010), “Arautos do progresso: o ideário mé­dico sobre saúde pública no Bra­sil na época do Império” (Edusc: 2012) e “Fontes para o estudo da his­tória de Alfenas” (Alfenas, Universi­dade Federal de Alfenas, 2013).
com Ana Carolina Araújo - da assessoria

Nenhum comentário: