terça-feira, 5 de julho de 2016

NOVO ESPAÇO APROXIMA VISITANTES DA MATA ATLÂNTICA NO PARQUE ESTADUAL DE NOVA BADEN

Local permite que o público tenha contato com inúmeras informações e sensações sobre o que existe na unidade de conservação


O Parque Estadual de Nova Baden, em Lambari, no Sul de Minas, ganhou na última quarta-feira, 29, um novo Centro de Visitantes, totalmente remodelado. 

Agora, os turistas poderão saber detalhes da unidade de conservação antes de iniciarem seu passeio pela Mata Atlântica, bioma que domina a região.

O espaço permite que o público tenha contato com inúmeras informações e sensações sobre o que existe na unidade de conservação. 

Fotos retratam as espécies da fauna e da flora que podem ser encontradas no Parque e na região.

Mapas permitem uma visão geral sobre o relevo, a hidrografia e a geologia da área. Recursos que aliam tecnologia e criatividade permitem, ainda, que o visitante ouça os diversos sons produzidos pelas espécies da fauna local. Cerca de R$ 280 mil foram investidos no local.

O Centro de Visitantes está instalado na sede da fazenda que pertenceu ao alemão Américo Werneck, da cidade de Baden-Baden que, no século 19, instalou-se na região. 

Pioneiro em questões ambientais, Werneck era fruticultor e desenvolveu vários projetos de aproveitamento racional das estâncias hidrominerais.

O trabalho é fruto da Cooperação Financeira entre Brasil e Alemanha no Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata II), que disponibiliza recursos para ações de proteção do bioma. 

Além do investimento em unidades de conservação, o projeto ainda tem trabalhos na área de prevenção e combate a incêndios florestais e de conservação florestal.

Na solenidade de inauguração também foram entregues 10 veículos tracionados que serão usados nas ações desenvolvidas pelo IEF na região do bioma Mata Atlântica, além de equipamentos que serão utilizados nas Agências Avançadas do Instituto e 200 kits de proteção individual com uniformes, capacetes, ferramentas e equipamentos para combate a incêndios florestais. O investimento total foi de cerca de R$ 2 milhões.

Solenidade
Durante o evento de inauguração do novo Centro de Visitantes do Parque Estadual de Nova Baden, o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), João Paulo Sarmento, destacou a importância da parceria com o Governo alemão na preservação do patrimônio ambiental e histórico de Minas Gerais.

Sarmento observou que a entrega do espaço também traz a comunidade para o parque. “A unidade de conservação deve ser visitada e vivida por todos”, afirmou. “É um elemento importante para que cheguemos à sustentabilidade”, completou. 

O prefeito de Lambari, Sérgio Teixeira (PSDB), também esteve presente na solenidade.

O gerente sênior de Projetos e Florestas Tropicais do Escritório do Banco alemão KFW, Christian Lauerhass, também presente na solenidade de inauguração, observou que é uma felicidade para ele observar a excelente conservação do Parque que leva o nome da sua cidade natal que, assim como Américo Werneck, é Baden-Baden. 

“É muito bom para mim descobrir esse patrimônio de vocês, que é a natureza, e o patrimônio de quem construiu isso daqui que é do meu País”, afirmou.

O diretor de Unidades de Conservação da IEF, Henri Dubois Collet, observou que é importante que todos conheçam esse patrimônio do Estado. 

“Minas Gerais possui cerca de 90 unidades de conservação e 20 delas possuem excelente estrutura para receber os visitantes”, destacou.

Nenhum comentário: