sexta-feira, 15 de julho de 2016

MUDANÇA: IRMÃS CONCEPCIONISTAS DEIXAM MOSTEIRO EM SÃO JOÃO DEL REI


Depois de 54 anos presentes na cidade de São João del-Rei, nas Vertentes, as Irmãs Concepcionistas Franciscanas, do Mosteiro São José, deixarão a histórica cidade rumo ao Mosteiro de Santa Beatriz e Imaculada Conceição, da cidade de Araguari, no Alto Paranaíba.

Em nota redigida na manhã desta terça-feira, 12, o bispo diocesano de São João, dom Célio de Oliveira Goulart, bispo Diocesano de São João del-Rei, disse que a decisão veio da própria Ordem Religiosa.

“As irmãs do Mosteiro São José, por decisão da direção da Ordem das Irmãs Concepcionistas Franciscanas, serão transferidas para o Mosteiro da ordem, na cidade de Araguari, diocese de Uberlândia, MG. O motivo é pelo fato do envelhecimento de irmãs da Ordem em todo mundo e a diminuição de vocações. Assim, ficou decidida a união de Mosteiros".

De acordo com o bispo, quanto ao futuro do prédio do Mosteiro e a continuidade do funcionamento da Capela, ele e o Conselho Presbiteral, juntamente com os frades franciscanos da Paróquia São Francisco de Assis, estarão estudando o que seja melhor.


Para o encerramento do trabalho das Irmãs Concepcionistas em São João Del Rei, uma missa foi realizada na Capela do Mosteiro, hoje, sexta-feira, 15, às 7h da manhã.

A ordem
Ordem religiosa foi fundada por Santa Beatriz da Silva. Hoje chamada Ordem das Irmãs Concepcionistas Franciscanas, ou Ordem de Santa Beatriz ou, simplesmente, Concepcionistas. 

No início, a Ordem se chamou Ordem da Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, mas como as Irmãs estavam estreitamente ligadas aos Franciscanos, que lhe davam assistência e subsídio teológico, o povo espanhol chamava a Ordem de “Concepción Francisca”. 

Ordem nasceu na Espanha, precisamente em Toledo, onde, em 1484, Beatriz Menezes da Silva, com doze companheiras, deu início à nova família religiosa. Em abril de 1489, o Papa Inocêncio VIII aprovou a nova Ordem “sob a proteção da Conceição bem-aventurada”.

Nenhum comentário: