quarta-feira, 20 de julho de 2016

MINAS GERAIS MARCA PRESENÇA EM NOVO RANKING DE STARTUPS DO BRASIL

Cerca de 10% das startups mais atraentes do país são mineiras


Lançado em maio, o ranking nacional 100 open startups elencou onze empresas de Minas Gerais entre as cem melhores avaliadas do Brasil. 

Ao todo, 1,5 mil startups brasileiras foram analisadas, levando em conta a participação em uma das 20 áreas de atuação do ranking, como cidades inovadoras, educação do futuro, fármacos, cosméticos, entre outras.  

O movimento 100 Open Startups conecta propostas de startups com a estratégia de inovação das grandes empresas em busca de soluções e oportunidades para os desafios da sociedade e do mercado. 

O movimento é conduzido por empreendedores, empresas e investidores e visa identificar as 100 startups mais atraentes do país que farão parte do principal evento corporativo de inovação aberta do país, a Open Innovation Week. 

Atualmente, Minas Gerais está presente no levantamento com 9 startups de Belo Horizonte, uma de Janaúba e uma de Lavras, no sul do estado. As empresas mineiras presentes no ranking definitivo são: 

Leva Eu 
Fundada em 2014, é a 19ª do levantamento. É uma plataforma de gestão de demanda de viagens que otimiza a infraestrutura de transportes. É da cidade de Lavras, no Sul do estado. 

PickMeApp 
Lançada em 2015, a startup está em 22º lugar. Oferece soluções de carona gratuita e transporte para eventos. 

Solides 
Fundada antes de 2011, a Solides é uma das empresas mais veteranas do levantamento. Oferece tecnologias para mapeamento do comportamento humano e está no 23º lugar geral. 

Sun Block 
Em 25º lugar, sediada em Janaúba, a Sun Block é um wearable que confecciona sensores vestíveis para monitorar a exposição excessiva de crianças ao sol. 

LogPyx 
Em 33º lugar no levantamento, a LogPyx otimiza fluxos logísticos internos com uma plataforma de Internet das Coisas (IoT). A empresa foi fundada em 2014 e já foi lançada no mercado. Atualmente, a startup participa do Seed, o programa de aceleração do estado.  

POP Recarga 
A 35ª colocada no ranking é uma moeda eletrônica para pagamentos em dinheiro na internet, que está em funcionamento desde 2013, e está testando pilotos para lançar o produto ao mercado. 

NetBEE 
43ª colocada, a NetBEE ganhou recentemente prêmios internacionais com um dispositivo inovador para rastrear carros roubados. 

TI.Mob 
É um sistema inteligente para gestão de estacionamentos públicos e aparece em 56º lugar na lista do movimento. Fundada em 2013, já está operando no mercado. 

Bluelux 
60ª colocada, conecta o smartphone a todo o sistema de iluminação de uma casa. 

CellSEQ 
A 66ª da lista oferta metodologias alternativas e inovadoras que resultam em informações mais completas e assertivas. O objetivo é gerar valor na cadeia produtiva de pequenas e grandes indústrias. Já foi acelerada pelo Seed. 

Construct APP 
Está em 70º lugar. É um aplicativo de gestão de obras que conecta o trabalho de campo ao escritório da empresa. 

Ecossistema de Minas Gerais 
Minas vem se tornando um estado propício para o surgimento e crescimento de startups e empresas de base tecnológica pois oferece um forte ecossistema para o empreendedor. 

O ambiente mineiro conta com regiões que são polos de TI, universidades que promovem boa formação e investimento em pesquisa e desenvolvimento, espaços de coworking e de troca de experiências e conhecimento entre os atores do mercado, que criam uma cultura de empreendedorismo e inovação no estado. 

O ecossistema de Minas Gerais prospera, pois conta com uma forte associação entre empresas, universidades e órgãos de governo. 

Hoje, Minas é o segundo estado em número de startups do Brasil, com mais de 400; abriga o San Pedro Valley, polo de empreendedorismo que é referência para negócios de base tecnológica no país; além de clusters como Santa Rita do Sapucaí, Viçosa e o parque tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec). 

Também conta com mais de 15 incubadoras distribuídas pelas cidades mineiras e é o segundo maior estado em número de empresas de TI e biotecnologia do Brasil.  

O estado ainda pretende desenvolver mais seu ecossistema, se tornando polo de tecnologia e inovação da América Latina.

Competição em 2016 
O novo ciclo de startups de 2016 do movimento 100 open startups está recebendo inscrições até 15 de agosto por meio do site da organização


Nenhum comentário: