quinta-feira, 7 de julho de 2016

DE VENDEDOR DE PICOLÉ A AUDITOR FISCAL

A trajetória de um mineiro que saiu de uma cidade pequena para estudar na UFLA. Morador no Alojamento Estudantil da instituição, Wellington Fernandes dividiu a vida de universitário com a de concurseiro

Wellington Fernandes trabalha em uma das melhores delegacias de fiscalização da Receita Federal no Brasil

Wellington Fernandes. Mineiro de Porto Firme, ele saiu da pequena cidade de pouco mais de 10 mil habitantes, localizada na Zona da Mata, para escrever uma história onde a oportunidade, a determinação e os estudos, garantiram um futuro promissor em sua vida.

Em uma família humilde, que teve como exemplo maior e fonte de inspiração, a garra, a determinação e a honestidade, Wellington e os cincos irmãos começaram a trabalhar desde cedo.

Filho de pedreiro e mãe aposentada como auxiliar de serviços gerais, desde a adolescência Wellington fazia diversos serviços como ajudante de oficina mecânica, ajudante de pedreiro, trabalhando ao lado do pai e também como vendedor de picolé nas ruas.

Talvez nem imaginasse que daquela pequena cidade do interior mineiro, fosse sair para escrever uma história tão bonita na página de sua vida e de sua família. 

Antes, porém, estudou por toda infância e adolescência na Escola Estadual Imaculada Conceição, em Porto Firme. Dali, conclui seus estudos e seguiu para uma nova etapa.

E o endereço escolhido foi a Universidade Federal de Lavras (UFLA), no Sul de Minas Gerais, quase 210 km distante da sua pequena Porto Firme. A partir dali, começou uma nova etapa em sua vida.

Chegando a Lavras, um novo desafio estava colocado para Wellington. Cursar agronomia, mas também se manter tão distante da família. 

Já universitário, ele encontrou no Alojamento Estudantil da UFLA, o famoso “Brejão”, o porto seguro para morar. 

E foi ainda em sua estadia no “Brejão” e cursando agronomia, que Wellington começou a dar seus próximos passos rumo a uma guinada em sua vida. 

Com a oportunidade de estudar adquirida e já enxergando o futuro após a universidade, ele passou a dividir a vida de universitário com a de ‘concurseiro’, expressão como são chamadas as pessoas que se preparam para a concorrida disputa pelos concursos públicos. 

“Minha vida de concurseiro iniciou-se antes de concluir o curso de engenheiro agrônomo”, relembra ele. 

Com dedicação foi aprovado no concurso de perito federal agrário do Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Mas a saga desde mineiro de Porto Firme, de família humilde e que veio para a UFLA, não parou aí. No Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária permaneceu por 8 anos.

Motivado por uma palestra de Alexandre Meirelles, em 2009, retomou os estudos para novamente disputar concursos públicos, desta vez com foco na área fiscal.

“Isso ocorreu após uma palestra do Alexandre Meirelles na Rede LFG. Entretanto, acabei fazendo todos os concursos que apareciam. Não passei em nenhum deles. Certamente minha estratégia de ‘sair atirando’ para todos os lados estava errada”, narra.

Com a mesma perseverança e a vontade de lutar dos tempos de menino e adolescente, Wellington viu que o foco em sua vida não deveria ser de apenas disputar concursos para a área fiscal e, sim, se dedicar ar processo de preparação para essa área.

“Minha meta era fazer um planejamento bem feito e cumpri-lo. A aprovação seria a consequência. Foquei na causa”, destaca. 

Ele ainda complementa a rotina que passou: “acordava todos os dias muito cedo para estudar, antes de ir para o trabalho, normalmente acordava entre 04h ou 05h, estudava nos finais de semana e todas as minhas férias eram dedicadas aos estudos”.

Wellington conta que nessa época já havia nascida a sua primeira filha, Maria Fernanda, que hoje tem 4 anos de idade. 

E ele não deixa de lembrar a pessoa que foi decisiva para alcançar os objetivos nesses momentos de sua vida. 

“Um fator decisivo durante todo esse processo foi o apoio da minha esposa Laiane Albuquerque Fernandes”, relata orgulhoso. 

Durante esse período ele foi conciliando a vida de pai, esposo, servidor do INCRA e concurseiro.

O resultado. Wellington Fernandes foi aprovado e nomeado nos concursos para analista tributário da Receita Federal (RF), auditor fiscal do município de Campinas e auditor fiscal da RF.

E não terminou. Ele ainda foi aprovado e aguarda nomeação, prevista para o segundo semestre deste ano, para o cargo de auditor fiscal do Estado de Pernambuco. 

“Hoje trabalho em uma das melhores delegacias de fiscalização da RF. Uma mensagem que deixo para quem está na vida de estudante e também de concurseiro é que jamais desista de seus sonhos”, fala.

Para completar, ele destaca: “respeite a Lei do Universo – toda causa tem uma consequência”. 

Desafios e oportunidade
“Passei na faculdade. E agora!?” Após a realização de um sonho pessoal e familiar, chega a hora do futuro estudante pensar em além de fazer a matrícula, como vai se manter na graduação em um universidade distante por quilômetros de casa e na maioria dos casos, com pouco ou nenhum orçamento. 

O Blog O Corvo Veloz trouxe em uma reportagem especial publicada no dia 23 de março do ano passado, as oportunidades que são oferecidas para garantir a permanência dos estudantes no ensino público superior.

A reportagem foi a Universidade Federal de Lavras e mostrou as medidas adotadas na instituição. 

Além das políticas públicas do Governo Federal, a universidade também possui ações conjuntas e próprias que viabilizam a permanência do estudante na vida acadêmica e contribui para que ele possa concluir o curso superior. 

Para o reitor da instituição, professor José Roberto Soares Scolforo, histórias como a do Wellington mostram que a dedicação e a perseverança são importantes transformadores de sonhos em realidade. 

“É um orgulho para nós ver que cada discente que aqui ingressa, traz consigo suas expectativas, seus sonhos que serão transformados em objetivos alcançados. Os desafios são grandes e é preciso ter força de vontade e dedicação para vencer”, destaca.

Para ele, as instituições têm se esforçando não somente para garantir ensino de qualidade, mas também para que o aluno possa concluir seus estudos.

“A universidade da mesma forma que ela valoriza os seus pilares no ensino, na pesquisa e na extensão, ele também tem um olhar para a realidade da vida acadêmica. As histórias e a realidade são diversas, e nos esforçamos ao máximo para garantir não somente uma boa formação, mas que cada aluno possa concluir sua graduação da melhor forma possível”.

Nenhum comentário: