terça-feira, 12 de julho de 2016

CPI DA COPASA IDENTIFICA PONTOS DE ESGOTO A CÉU ABERTO EM POUSO ALEGRE

Na Arsae, em Belo Horizonte, membros da CPI buscam relatório

Na reta final das investigações que apuram supostas irregularidades cometidas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de Minas Gerais (Copasa) no município de Pouso Alegre, no Sul de Minas, os vereadores que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) focam seus esforços em identificar a real cobertura do serviço de tratamento de esgoto realizado pela companhia de saneamento.

No último dia 1º, os vereadores Ayrton Zorzi (PMDB), Braz Andrade (PPS), Flávio Alexandre (PR) e Rafael Huhn (Rede) visitaram diversos pontos da cidade onde esgoto está sendo lançado diretamente em córregos e rios. 

Imagens em vídeos e fotos foram capturadas para serem anexadas ao relatório da CPI. A comitiva passou por regiões dos bairros São Geraldo, Foch e Jatobá.

Já no dia 4, os parlamentares foram a Belo Horizonte. A primeira parada foi na Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas (Arsae), responsável por fiscalizar a Copasa. 

A Comissão protocolou no órgão um pedido de informações referente à operação da companhia em Pouso Alegre e à sua política tarifária. No mesmo dia, o grupo foi à Assembleia Legislativa, onde protocolou seus questionamentos referentes à atuação da empresa de saneamento.

Na Arsae, os vereadores Braz Andrade, Flávio Alexandre e Rafael Huhn estavam acompanhados do procurador da Câmara, Thiago Reis. 

O grupo foi recebido pela direção da agência, que se comprometeu a enviar, já nos próximos dias, relatórios e documentações referentes à atuação técnico-operacional e econômico-financeira da Copasa em Pouso Alegre. 

A Arsae ainda prometeu enviar técnicos à cidade para averiguar problemas apresentados pelos vereadores.

Os dados que serão enviados à Comissão pela agência devem subsidiar o relatório final da CPI, cuja conclusão deve ser levada à apreciação do Plenário da Câmara. 

“Não podemos antecipar nenhum juízo de valor para não comprometer a conclusão dos trabalhos. O que podemos dizer à população é que estamos aprofundando as investigações e que nosso objetivo é garantir que o serviço seja prestado com qualidade e a um preço justo”, garante o presidente da Comissão, Braz Andrade.

O relator da CPI, o vereador Rafael Huhn, avalia que a Comissão joga luzes sobre um tema cujos problemas se arrastam há anos, sem solução. 

“Nós sabemos das dificuldades que moradores de diversos bairros da cidade enfrentam como lançamento de esgoto a céu aberto e como o meio ambiente pode ser impactado pela falta de tratamento desses resíduos. Nosso relatório será no sentido de expor a realidade do serviço em nossa cidade e orientar para as medidas cabíveis, tendo como alvo a solução dos problemas enfrentados pela população”, afirma.

As dificuldades com o saneamento e abastecimento de água estão entre os grandes desafios no âmbito das políticas públicas urbanas. A única forma de encará-lo de forma satisfatória é a atuação resolutiva e corajosa dos órgãos públicos. 

A avaliação é do vereador Flávio Alexandre. “Nós estamos ouvindo os moradores, estamos estudando com atenção todos os documentos e queremos em breve apresentar uma contribuição importante para as questões relacionadas ao abastecimento de água e tratamento de esgoto”, considerou.

O vereador Ayrton Zorzi acredita que a CPI tem a missão de dar uma resposta há muito aguardada pela população. 

“Temos a grande responsabilidade de passar a limpo um tema que aflige a comunidade e afeta o seu dia a dia. É no sentido de ter clareza a respeito da situação que hoje se encontra a prestação destes serviços e tomar as providências necessárias que estamos investigando a fundo”, explica.

Esgoto a céu aberto
Ainda no dia 1º, os membros da CPI da Copasa visitaram diversos pontos da cidade onde foi identificado lançamento de esgoto a céu aberto. A comitiva esteve em regiões do São Geraldo, Foch e Jatobá. 

Em um dos casos, no bairro São Geraldo, um duto de esgoto desmoronou, implicando não apenas no lançamento de esgoto a céu aberto, mas também colocando em risco a estrutura da via, onde se formou uma enorme cratera.

A paisagem vista pelos vereadores se repetia. Lançamento de esgoto em córregos e rios, um enorme mau cheiro e a indignação popular. A CPI da Copasa deve apresentar o relatório final de seus trabalhos no mês de agosto.
com assessoria

Nenhum comentário: