quinta-feira, 21 de julho de 2016

CIÊNCIA & TECNOLOGIA: NA RETOMADA DO CONECIT, SCOLFORO TOMA POSSE COMO MEMBRO

O conselho será composto por 19 membros representantes do governo, academia, empresas e trabalhadores

Reitor da UFLA assina termo de posse como membro do Conecit

O secretário-adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Vinícius Rezende, deu posse, no último dia 13, aos novos membros do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Conecit). 

O grupo tem como atribuição definir diretrizes básicas para projetos de pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico em Minas Gerais. 

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), uma das maiores fomentadoras de pesquisa do Estado, garantiu um assento no Conecit. 

O reitor da instituição, professor José Roberto Scolforo, tomou posse como membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia.

O nome do professor Scolforo fez parte de uma lista tríplice apresentada pelas universidades públicas federais e estaduais sediadas no Estado e foi designado pelo governador do Estado, Fernando Pimentel. A função de membro do Conselho é considerada de relevante interesse público.

Retomada
A expectativa para a volta do conselho era grande, já que as atividades estavam paralisadas desde 2012. O secretário-adjunto, Vinícius Rezende conduziu o encontro apresentando as expectativas para a nova fase do Conecit. 

Os projetos e diretrizes da Sectes foram apresentados aos novos conselheiros. “Estamos trabalhando com a proposta de que Minas Gerais é o lugar certo para se inovar, e precisamos do apoio e conhecimento de todos os seguimentos deste conselho. A ajuda de vocês será fundamental”, destacou Vinícius. 

O secretário executivo do Conecit e chefe de gabinete, Marcelo Velloso, também participou da reunião analisando que o desafio é trazer propostas para aprimorar as políticas públicas em ciência, tecnologia, inovação, ensino superior e empreendedorismo.

Outro importante membro do conselho, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela, destacou a importância de dialogar com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que no conselho tem sua representação por meio do deputado Paulo Lamac. 

“A ciência é capaz de moldar a sociedade para melhor. Queremos mostrar as coisas boas que fazemos”, destacou Evaldo.  As próximas reuniões estão marcadas para os dias 20 de setembro e 22 de novembro.

O Conecit é um órgão colegiado consultivo e deliberativo que presta assessoramento ao secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa.

Nenhum comentário: