quinta-feira, 16 de junho de 2016

SUL DE MINAS: CONVÊNIO VIABILIZA A IMPLANTAÇÃO DO POLO DE INOVAÇÃO EM CAFEICULTURA


No último dia 10, sexta-feira, foi assinado convênio de cooperação técnica entre o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé). 

O acordo formaliza a parceria entre as duas instituições para a realização de pesquisas tecnológicas, formação de profissionais e captação de recursos financeiros, bem como o desenvolvimento da cafeicultura no Sul de Minas. 

A parceria entre as instituições permitirá a execução conjunta de ações, programas e projetos voltados à cadeia produtiva do café por meio do Polo de Inovação em Cafeicultura.

No ato de assinatura do convênio, participaram o reitor Marcelo Bregagnoli; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, José Luiz de Andrade Rezende; o diretor-presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa; o gerente de Comunicação e Marketing, Jorge Florêncio Ribeiro Neto.

De acordo com José Luiz, já havia um Protocolo de Intenção entre o IFSULDEMINAS e a Cooxupé. Vários eventos e projetos de pesquisas já foram realizados em parceria, mas a assinatura do convênio institucionaliza o compromisso. 

“O Polo de Inovação terá a missão de promover condições para o desenvolvimento da Inovação, ensino, pesquisa e extensão tecnológica de forma sustentável por meio da integração de competências institucionais, capacitação de recursos humanos, estímulo à capacidade de inovação e geração de negócios de alto valor agregado"”

Os objetivos do convênio serão executados mediante plano de trabalho. De acordo com o documento, o IFSULDEMINAS é responsável por disponibilizar a infraestrutura necessária à execução das ações, além de participar ativamente do planejamento, execução, monitoramento, avaliação, divulgação dos projetos, entre outros. 

Já a Cooxupé é responsável por disponibilizar a utilização da infraestrutura para que os envolvidos desenvolvam as atividades de pesquisa e os projetos; criar condições para que os envolvidos participem de programas de extensão, projetos de pesquisa, cursos, debates e outras atividades, disponibilizar o portfólio de clientes para se envolver em projetos de inovação do Polo, entre outros.

Nenhum comentário: