segunda-feira, 20 de junho de 2016

PROJETO ESTIMULA IMPLANTAÇÃO DE HORTAS COMUNITÁRIAS EM LAVRAS

Em Lavras, no bairro Cohab, já existe uma horta comunitária que está sob os cuidados da associação comunitária


Em todo bairro novo que surge em Lavras, no Sul de Minas, há terreno destinado ao município para que seja construída praça, área de convivência, creche, área verde, entre outras finalidades. 

Porém, nunca se falou em destinar tais espaços para o plantio e cultivo de verduras e legumes. Um projeto que será votado nas próximas reuniões da Câmara Municipal tem o objetivo de criar hortas comunitárias nesses espaços públicos.

O Projeto de Lei do Legislativo nº 002/2016, do vereador João Paulo Felizardo, “cria o Programa Horta Comunitária no Município de Lavras e dá outras providências” dá ao prefeito mais uma opção de construção e atuação nesses espaços públicos.

Tais lotes seriam cercados pela prefeitura, mas as hortas seriam cuidadas por alguma organização ou grupos de moradores. 

Com a medida, os alimentos gerados pela horta serão distribuídos na própria comunidade ou poderão ser comercializados em forma de cooperativa pelas associações de moradores.

Em Lavras, no bairro Cohab, já existe uma horta comunitária que está sob os cuidados da associação comunitária.  A iniciativa deu tão certo que hoje eles vendem as hortaliças até para as escolas daquela região.

“Fora a parte alimentícia de se produzir um alimento saudável, de qualidade e que pode gerar uma economia familiar, nós estamos desenvolvendo o caráter social de convívio da comunidade. Se você tem uma tarefa distribuída entre os moradores, tais indivíduos criam laços, vínculos de proteção. A comunidade muda e deixa de ser um local de alto risco e passa a ser um bairro unido”, destaca o vereador.
com assessoria

Nenhum comentário: