sexta-feira, 17 de junho de 2016

PISTA DE ATLETISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS SERÁ A CASA DE ATLETAS OLÍMPICOS

Tamiris de Liz – a mais jovem atleta convocada para as Olimpíadas de Londres, como reserva da equipe brasileira do 4x100m

Desde sua concepção, a pista de atletismo do Complexo Esportivo de Alto Rendimento da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi projetada para amparar o projeto Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria Lavras) e também atrair a atenção de atletas de ponta, já consagrados ou com potencial para obter o índice olímpico. 

O objetivo já está sendo atingido, antes mesmo da sua inauguração oficial. Nesta sexta-feira, 17, a UFLA recebe uma comitiva de atletas com índice olímpico, que vão treinar na pista de atletismo. 

Pista de Atletismo da UFLA recebe atletas para treinamento de 17 a 28 de junho 

Entre eles, o treinador José Luiz Barbosa – consagrado atleta que já cruzou a linha de chegada de importantes competições mundiais. 

Conhecido como Zequinha Barbosa, foi o melhor atleta do Brasil aos 21 anos, seguindo para uma carreira exemplar no atletismo. 

Foi semifinalista nos 800 metros das Olimpíadas de Los Angeles, em 1984; sexto lugar no mundo em Seoul (1988), e medalha de prata no Mundial de Atletismo de Tóquio, em 1991.

Atletas de ponta
Na equipe em treinamento, o atleta João Vitor, que já conquistou o índice olímpico para a prova de 110m com barreiras e Tamiris de Liz, velocista brasileira, especializada nos 100 m e 200 m rasos. 

João Vitor – recordista sul-americano juvenil (sub-19) da prova dos 110 metros com barreiras treinará para as Olimpíadas na Pista de Atletismo da UFLA 

João Vitor é recordista sul-americano juvenil (sub-19) da prova dos 110 metros com barreiras (13.68 s). 

Antes de vir para o Brasil, para o treinamento pré-olímpiadas, ele treinava em San Diego, Califórnia – EUA, tendo como treinador Zequinha Barbosa. 

Conquistou o índice olímpico para competir nos Jogos Olímpicos de 2016 em julho de 2015, quando completou os 110 metros com barreiras do Meeting de Tábor, na República Tcheca, em 13s47.  

Depois disso, participou do IAAF World Championships 2015, em Pequim, China, onde terminou como o 18º melhor tempo dos 110m com barreiras – 13s45, o melhor de sua carreira, ratificando o índice olímpico.

Com apenas 16 anos, Tamiris de Liz foi convocada para ser reserva da equipe brasileira do revezamento 4×100 m, nas Olimpíadas de Londres (2012). 

Antes disso, a jovem já celebrava uma carreira destacada nas categorias menor (até 17 anos) e juvenil (até 19 anos). 

Foi eleita atleta revelação, em 2010, e atleta destaque na categoria, em 2011, pelo Comitê Olímpico Brasileiro. 

Em Lille, na França, em 2011, aos 15 anos, foi finalista nos 100m no Mundial de Menores, ao ficar em 6º lugar. Ainda em 2011, venceu os 100m e 200m Sul-americanos de Juvenis, em Medellín, na Colômbia. Também ganhou as duas provas no Campeonato Brasileiro/Caixa Sub 23, em São Paulo. 

No Mundial Juvenil de Atletismo, em Barcelona, Espanha, festejou o bronze, conquistado em equipe no revezamento 4x100m, e o terceiro lugar no individual, nos 100m rasos.

A Pista
A nova pista possibilita realizar treinamentos mais específicos, permitindo que os atletas vivenciem condições mais próximas à realidade das competições. 

Com investimentos do Ministério do Esporte, a pista é reconhecida pela alta tecnologia, sendo certificada pela Federação Internacional de Atletismo, nas dimensões e características recomendadas pela Confederação Brasileira de Atletismo. 

Os pisos da pista são importados da Itália, de material sintético, com pistas para salto com vara, salto triplo e extensão, base para arremesso de peso, duas pistas para lançamento de dardo, uma gaiola para lançamento de martelo e disco, pista de aquecimento (5 raias, 75 metros), pista elevada para treinamento e área para salto em altura.

De acordo com o professor e treinador do Cria Lavras, Fernando Oliveira, a vinda dos atletas servirá como grande incentivar para os atletas que representam a UFLA no projeto. 

Eles terão a oportunidade de acompanhar os treinamentos de um treinador e medalhista mundial, além de interagir com atletas que já conquistaram lugar nas raias olímpicas – o sonho de muitos dos nossos jovens atletas.
por Cibele Aguiar - da assessoria

Nenhum comentário: