terça-feira, 28 de junho de 2016

CORPO DE BOMBEIROS DE MINAS USARÁ PISTA DA HELIBRAS PARA POUSOS E DECOLAGENS

Parceria firmada entre a empresa e a Prefeitura de Itajubá facilitará a interação do transporte médico de urgência aéreo e terrestre

Maria Goretti Oliveira, secretária municipal de Saúde de Itajubá, assina o acordo na fábrica da Helibras

Enquanto o aeroporto de Itajubá não fica pronto, a Helibras e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, assinaram um Termo de Compromisso que permite a utilização do heliponto da empresa para pousos e decolagens do helicóptero Esquilo do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

A pista da Helibras servirá de apoio para as missões de transporte aéreo de urgência médica e a interação terrestre com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu. 

A base do Samu de Itajubá fica a menos de 1 km das instalações da empresa, facilitando o atendimento ao paciente e à população do Sul de Minas Gerais.


O Esquilo permanecerá baseado no posto do Corpo de Bombeiros do Sul de Minas, em Varginha. A frota da corporação, que atende todo o estado mineiro, é composta por dois Esquilos e um EC145. 

A Helibras é parceira da Secretaria Estadual de Saúde de MG, prestando suporte logístico a todos os helicópteros em operação. 

Batizado de Arcanjo 02, o helicóptero foi recebido pela unidade dos Bombeiros do Sul de Minas em abril deste ano. 

A aeronave faz o transporte e resgate da população e vem operando também em atendimentos pré-hospitalares de alta complexidade em conjunto com o SAMU. 

Para essas missões, o Esquilo tem capacidade de transportar um paciente em maca e uma equipe composta por bombeiros, um médico e um enfermeiro.

Equipada com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), a aeronave transportará os profissionais nos atendimentos pré-hospitalares como: transferências inter-hospitalares de urgência, captação de órgãos, transporte aeromédico, bem como, por parte do Corpo de Bombeiros, em atividades de prevenção aquática, salvamento em altura, incêndios florestais, transporte e resgate em locais de difícil acesso e transporte de equipe especializada.
com Natascha Ariceto - da assessoria

Nenhum comentário: