quinta-feira, 16 de junho de 2016

CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UFLA SE MANIFESTA EM DEFESA DA LIBERDADE ACADÊMICA E DE EXPRESSÃO


Em um momento pelo qual o País enfrenta uma grave crise política, institucional e financeira, a democracia se inspira em valores permanentes. E o maior deles é a liberdade de expressão. 

Para isso é preciso que a defesa da liberdade seja acompanhada da independência intelectual do cidadão e a busca pelo equilíbrio.

O Conselho Universitário (CUNI), órgão superior da Universidade Federal de Lavras (UFLA), responsável pela deliberação coletiva da instituição em matéria de administração financeira e política universitária, aprovou Moção Pública em que defende a liberdade de expressão. 

Em reunião realizado no dia 5 de maio, os conselheiros consideraram as notícias de retrocessos institucionais vividos por outras comunidades universitárias e se manifestaram favoráveis a aprovação de uma Moção Pública "para que sejam preservadas todas as garantias de liberdade acadêmica e de discussão ampla e irrestrita de todos os aspectos considerados relevantes pela comunidade universitária".

Na moção, o Conselho Universitário ressalta também, que a garantia de liberdade acadêmica e de discussão, inclui ainda "os desdobramentos jurídicos, institucionais e políticos da conjuntura nacional; e que sejam repudiadas todas as formas de censura prévia, nos termos da lei."

Nenhum comentário: