terça-feira, 28 de junho de 2016

COM NOTA 11.5, PERDÕES É DESTAQUE NO RANKING DO ICMS CULTURAL NA REGIÃO

Maquete do prédio onde hoje funciona o Museu Municipal Joaquim de Bastos Bandeira feita pelos alunos da Escola Municipal Padre Pedro Machado. Ação faz parte  Projeto Educar, de Educação Patrimonial, realizado no município

Após realizar diversos trabalhos de preservação do patrimônio cultural de Perdões, o Departamento de Cultura de Perdões, no Sul de Minas, alcançou nova pontuação no ranking do ICMS Cultural.

No ranking, divulgado Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), Perdões conquistou 11,53 pontos.

Com a nota o município de 20.140 habitantes ficou à frente de cidades como Lavras e Nepomuceno. Desde 2013 o Departamento de Cultura tem realizados esforços na preservação e recuperação do patrimônio histórico do município como a restauração de bens tombados pelo patrimônio.

Foram restaurados o obelisco, a Santa Casa, o Cruzeiro da Praça da Matriz, além de imagens sacras da Paróquia. Também foi feita a revitalização da Praça da Matriz, obra que está em andamento.

Além disso, é desenvolvido o Projeto Educar de Educação Patrimonial, levado às escolas do município como forma de conscientizar os alunos sobre a importância de preservar a nossa história. 

Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade também tem participação ativa. O chefe da divisão do Patrimônio do Departamento Cultural, Amaury Donizete Leite, representou Perdões em mais uma reunião da Rodada Cultural, em Belo Horizonte, na semana passada.

Em setembro deste ano, Perdões será sede da VI Rodada Regional do ICMS Cultural com a presença de diretores do IEPHA-MG e representantes de várias cidades do Sul de Minas.

Nenhum comentário: