segunda-feira, 26 de setembro de 2011

VGA É A 7ª CIDADE MAIS COMPETITIVA DE MINAS

Belo Horizonte, capital e mais populosa cidade de Minas Gerais, é também a primeira colocada do estado em competitividade. Foi o que revelou a pesquisa "Índice de Competitividade dos Municípios Mineiros 2011", elaborada e divulgada pelo Sebrae-MG. A pesquisa, iniciada no ano passado, é composta por cinco tópicos com informações sintetizadas acerca da capacidade socioeconômica dos municípios. Nesta segunda edição, verificaram-se poucas mudanças nas 10 primeiras colocações. BH puxou a fila, à frente de Uberlândia, Nova Lima, Juiz de Fora, Uberaba, Poços de Caldas, Varginha, Divinópolis, Sete Lagoas e Contagem. A novidade foi a entrada de Poços de Caldas no lugar de Timóteo, que caiu para a 12ª posição.


Espalhados pelas cinco macros regiões de planejamento do Sebrae-MG (Centro, Leste, Oeste, Norte e Sul), todos os 853 municípios mineiros são contemplados pelo Índice, que é dividido em cinco subíndices: "Performance Econômica", que abrange os aspectos relacionados à atividade econômica, comércio internacional, remuneração e emprego; "Capacidade de Alavancagem do Governo", referente a finanças públicas; "Quadro Social", englobando os principais indicadores sociais; "Suporte aos Negócios", compreendendo mercados de trabalho, instituições de apoio e multiplicidade da economia; e "Infraestrutura", que considera a estrutura básica, educação, saúde e meio ambiente.

Já nos índices das microrregiões, a de Belo Horizonte ficou na frente, com 76 pontos, contra 59 de Uberlândia, 54 de Uberaba e 50 de Juiz de Fora. Nenhuma outra alcançou ao menos o nível médio de competitividade. O curioso é que, mesmo disparada na frente das demais na soma geral dos quesitos, a microrregião de Belo Horizonte ainda capenga na área social, já que alcançou média 74, inferior às de dois municípios de sua macrorregião: Itaúna (que chegou aos 78 pontos) e Divinópolis (77).
da Agência Sebrae de Notícias com Estado de Minas

Nenhum comentário: