sexta-feira, 20 de abril de 2018

UPCYCLING TRAZ NOVO SIGNIFICADO À MODA

Processos de customização recriam papel do vestuário e permitem reutilização do que seria descartado em produções ousadas e exclusivas

Que tal transformar seu guarda-roupa recriando os modelos que já estão nele? Essa é a proposta da macrotendência artbreaker que propõe o conceito de peças únicas e personalizadas de acordo com o estilo de quem as usa. 

Técnicas como upcycling, que é capaz de dar cara nova a produtos inutilizados, é um dos processos apontados pela Vicunha, líder mundial na produção de índigos e brins, para as próximas temporadas.

Aqui é proibido proibir. Peças ganham nova funcionalidade como jaquetas que viram saias, calças que ganham cós duplos por meio de falsas sobreposições, bolsos que se transformam em tops e tudo que a liberdade de criação permitir. 

Intervenções de bordados e pinturas feitas à mão arrematam a repaginação de looks antigos em novas produções.

‘’A tendência se relaciona com a liberdade de criação, as inúmeras possibilidades que a arte permite e a reutilização. As silhuetas comuns presentes há muito tempo no armário impõem a desconstrução e dão espaço ao destroyed”, explica Lorena Botti, cool Hunter da marca.  

Veja quatro principais dicas da especialista da Vicunha para seguir essa trend:

Transgressão

Criatividade é a palavra-chave, já que a customização pode surgir de diversas formas, impondo uma pegada transgressora aos jeanswear. O patchwear é representado pelo mix de retalhos e combinações de tonalidades irregulares com acabamentos desgastados. Os efeitos de lavanderia são carregados de manchas mais claras em peças escuras e vice-versa.

Mais cor, por favor!

A cartela de cores apresenta tons vibrantes de vermelho, azul, amarelo, verde e laranja, inspirada no movimento neoexpressionista do século XX. A roupa deixa de ser uma peça simples e conquista o status de obra ambulante, devido as manchas, tipografias manuais e traços de desenhos que reforçam o toque cool da tendência.

Oversized

As modelagens também ganham tom de exagero.  Os shapes das calças podem surgir mais largos, com cintura alta. Camisas, macacões e jaquetas surgem com modelagem reta, aviamentos bem evidentes e combinados aos cortes mais confortáveis das túnicas e caftans.

De volta às origens

O denim artbreaker pede por estruturas de maior gramatura. Por isso, aposte em um jeans 100% algodão, que permite todos os tipos de processos manuais como puídos, rebolos, rasgos, dentre outros. A estética mantém viva a tradição de um denim original com personalidade.

A tecnologia aplicada aos tecidos também é um diferencial, já que possibilita a criação de shapes modernos e diferenciados, sempre presentes no movimento faça você mesmo.

com assessoria

Nenhum comentário: