quinta-feira, 19 de abril de 2018

RESERVATÓRIOS DE POÇOS ATINGEM VOLUME MÁXIMO

Foto atual da Represa Lindolpho Pio da Silva Dias (Barragem do Cipó)

Desde outubro de 2017, a concessionária elétrica DME, de Poços de Caldas, no Sul de Minas, disponibiliza em seu site (https://bit.ly/2He6qu4) o acompanhamento semanal dos dados, atualizados toda segunda-feira, das represas sob sua gestão.

A Represa do Bortolan, que no dia 9 de outubro do ano passado estava com nível de 1,87m negativos e volume útil de 42%, hoje está em seu nível máximo com volume útil de 100%. A Represa do Cipó estava com 6,52m negativos e volume útil de 34% no mesmo período, hoje está no nível máximo, com 21 cm além da cota do vertedor.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios da região sudeste devem chegar ao final deste ano atingindo cerca de 30% da capacidade, bem melhor do que os 18% observados em 2017. O cenário previsto é baseado no comportamento médio das condições climáticas, que podem variar de um ano para o outro.

De acordo com o diretor superintendente da DME Energética, Marcelo Dias Loichate, analisando os dados locais, as chuvas acumuladas até o dia 15 de abril de 2018 são inferiores quando comparadas com o mesmo período de 2017. 

“Em 2017, foram registrados 831,2 mm de precipitação e este ano, alcançamos 747,15 mm acumulados, ou seja, 84 mm a menos”, explica.

Diante da recuperação do nível dos reservatórios do município e com as chuvas observadas nos últimos dias, a tendência é que as pessoas esqueçam a importância do consumo consciente de água e energia elétrica.

É importante lembrar que bons hábitos de consumo devem ser adotados a longo prazo, já que o início do período seco e consequente redução do volume dos reservatórios, são previstos a partir de junho. 

As primeiras pancadas de chuva normalmente são esperadas na segunda quinzena de setembro, evidenciando o declínio da estação seca.

Nenhum comentário: