segunda-feira, 7 de agosto de 2017

SANTO ANTÔNIO DO AMPARO, PERDÕES E CAMPO BELO DISCUTEM SOLUÇÃO PARA DESTINAÇÃO DO LIXO


A correta destinação do lixo não é só questão de lei, mas de consciência ambiental. Foi com base nessa preocupação que a prefeitura de Santo Antônio do Amparo, no Sul de Minas, convocou uma reunião para discutir o tema. 

Participaram da mesma, realizada no final do mês passado, além do prefeito Evandro Carrara, o vice-prefeito, Demir Dias, o procurador do município, Renato Torres, o presidente da Câmara, Carlos Henrique Caíque Avelar, representantes das cidades de Perdões e Campo Belo, além de membros da Planex Engenharia.  

"O grupo debateu ideias e possibilidades para a integração dos municípios em uma solução comum para a destinação correta do lixo. As autoridades municipais presentes destacaram as principais dificuldades e a disposição em trabalharem de forma conjunta", destaca a atual administração da cidade.   

A Planex Engenharia, que atua na consultoria e execução de projetos, apresentou a proposta de implementar uma usina de beneficiamento de resíduos sólidos. 

O processo químico, conhecido como pirólise, incinera o lixo gerando energia elétrica (decomposição térmica). 

Neste sentido, os municípios envolvidos no consórcio poderiam aproveitar a geração da energia para prédios e equipamentos públicos, reduzindo os custos no setor e aliviando o impacto ambiental gerado pelo acúmulo do lixo produzido.  

"Essa reunião serve para estreitarmos os laços. Hoje, a maioria dos municípios vizinhos possuem aterros controlados. Mas precisamos pensar em algo mais avançado e que atenda às normas legais e de meio ambiente. Não podemos conviver com esse problema. Eu encontrei nosso lixão exposto a céu aberto. Mesmo aterrando, ainda estamos longe daquilo que é o ideal. E esse problema também acontece nas cidades vizinhas. Através de uma ação conjunta, por meio de consórcio, podemos encontrar medidas mais rápidas e eficientes para respeitar a lei e diminuir este grande impacto ambiental", frisou o prefeito.  

O grupo de representantes de municípios presentes, incluindo as autoridades amparenses, elogiou a ideia e concordaram em manter o contato para atuar em duas frentes: garantir um terreno para uso do consórcio e avançar nos estudos e detalhamentos para implementação da usina.

Nenhum comentário: