terça-feira, 8 de agosto de 2017

CRIANÇAS CONSCIENTIZAM SOCIEDADE SOBRE TRÂNSITO SEGURO NO DIA INTERNACIONAL DO PEDESTRE

Iniciativa do Projeto Escola Arteris será realizada em Pouso Alegre e contará com serviços gratuitos de saúde, além de orientação sobre segurança no trânsito
 
No dia 8 de agosto é comemorado o Dia Internacional do Pedestre. Para marcar a data, alunos da E. M. Professora Maria Barbosa e E.M. Anathália Lourdes Camanducaia – CAIC São João, participantes do Projeto Escola Arteris realizarão uma “blitz educativa”, para pedestres e motoristas em Pouso Alegre, no Sul de Minas.
 
O objetivo é orientar os pedestres sobre o uso da faixa de segurança e travessia em passarelas.

“Atravessar na faixa é algo simples e natural, mas gera muitas dúvidas, conflitos e riscos de acidentes”, afirma Gabriel Franco Cristal, 13 anos, participante do 2º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito realizado em Leme, no interior de São Paulo.
 
“O motorista tem o dever de respeitar a faixa, mas o pedestre também tem que usá-la corretamente para a sua própria segurança”, destaca.

A ação terá início às 9h, na Praça senador José Bento, região central da cidade. Com o apoio da Autopista Fernão Dias, guarda municipal e polícia militar, os alunos irão distribuir folhetos com dicas de travessia segura para pedestres e orientar a população sobre a importância de respeitar as regras de trânsito.
 
Durante a manhã, a população também terá acesso a serviços de saúde gratuitos como exames de pressão arterial e glicemia, orientação nutricional e ginástica laboral.

"O pedestre está entre os grupos de maior vulnerabilidade no trânsito. Para minimizar os acidentes é importante lembrar que em determinado momento, todos somos pedestres. Respeito ao próximo é primordial para construção de um trânsito seguro e harmônico”, afirma Maria José Finardi, coordenadora do Projeto Escola.

Segundo os dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde, as mortes causadas por acidente de trânsito tiveram uma redução de 11% em 2015, quando comparadas com o ano anterior – 38.651 e 43.780, respectivamente.
 
Apesar da redução, os jovens seguem sendo as principais vítimas fatais. Em 2014, foram registados 5.329 óbitos de crianças e jovens com idade entre 0 e 19 anos. Em 2015, foram 4.510 óbitos para a mesma faixa etária.

“Infelizmente ainda existe muito desrespeito, falta de atenção e excesso de velocidade que colocam a vida do pedestre em risco. Por outro lado, os pedestres devem sempre sinalizar a sua intenção, verificar se todos os veículos pararam e se há condições seguras de travessia. E claro, onde há passarela, a população deve utilizá-la, sempre”, ressalta Helvécio Tamm de Lima Filho, diretor Superintendente da Autopista Fernão Dias.
 
com Luiza Brunhara - da assessoria

Nenhum comentário: