terça-feira, 7 de julho de 2015

MULHERES NO TATAME

Em Lavras, elas já estão em cena

Todo mundo já viu ou presenciou as histórias de homens corajosos, que utilizaram o Jiu-jitsu como forma de testar seu potencial e também provar que a arte suave era a melhor e mais eficiente entre todas as artes marciais. 

A própria história desta arte foi por muito tempo construído sobre braços masculinos.

O Jiu-jitsu era uma prática restrita ao público masculino. Para as mulheres havia pouco abertura, mas a história agora é outra. As mulheres conquistaram o espaço que é mais que merecido dentro do Jiu Jitsu. Com a perseverança, união e domínio técnico das posições e golpes elas já alcançam um alto nível entre os praticantes.

Algo antes impensável para qualquer mulher, Yvone Duarte, foi a primeira mulher a ser graduada faixa preta de Jiu Jitsu e recebeu esta honra das mãos do Mestre Osvaldo Alves, em Outubro de 1990. Yvone, hoje tem 51 anos, destes são 37 anos dedicados ao Jiu Jitsu, e em dezembro de 2014, recebeu o 5 grau em sua faixa preta.

Momento atual
O Jiu-jitsu feminino competitivo será divido em duas eras daqui a alguns anos, "AG" e "DG", ou seja Antes e Depois de Gabi Garcia, segundo publicações especializadas.

Gabi é atleta da equipe Alliance, atualmente tem 8 títulos mundiais, mas tem tudo para quebrar todos os recordes de títulos estabelecidos no Jiu Jitsu atual. Com 1,88 m de altura, mais de 100 kg, e com uma dedicação aos treinamentos supreendente, Gabi Garcia só tem o Ceu como limite dentro da arte suave.

Mulheres no tatame
Em Lavras, no Sul de Minas,a equipe de Jiu-jitsu Renê Alves/Cicero Costha, vem ganhando destaque na cena pelo alto rendimento de seus atletas e pela iniciativa de criar uma equipe feminina da arte suave milenar. 

A iniciativa visa proporcionar bem estar, defesa pessoal e outros benefícios para as mulheres e seus diversos praticantes, que incluem também crianças e idosos.

Benefícios do Jiu-jitsu para as mulheres
O Jiu Jitsu é um arte marcial desenvolvida para que possa permitir que uma pessoa mais fraca fisicamente, consiga derrotar uma mais forte e mais pesada. A partir desta definição podemos entender que o Jiu Jitsu é perfeito para as mulheres. Além disso, a arte suave propicia diversos benefícios, dos quais podem se encaixar perfeitamente com o que as mulheres procuram, confira:

- Aprender uma Defesa Pessoal
- Ajudar a perder peso e gordura corporal
- Aumentar a Auto-Estima e a Confiança
- Melhorar a flexibilidade e a Coordenação Motora

Gabi Garcia: Por que Jiu Jitsu é bom para as mulheres?


O que é Jiu-Jitsu?
O Jiu-Jitsu é uma arte marcial cujo objetivo é conquistar posições de controle até o xeque-mate – a finalização, por torção ou estrangulamento.

Esta é, no entanto, uma visão simplista para um sistema de luta e filosofia de vida tão rico.

“Originalmente concebido como uma forma de defesa pessoal, o Jiu-Jitsu, através de sua prática, se tornou uma metáfora da própria vida”, destaca Luca Atalla, CEO de GRACIEMAG. 

“Afinal, a pessoa ao se testar nesse laboratório idealizado e confortável que é a academia, e depois nos campeonatos, consegue absorver lições e adequá-las ao cotidiano. Por isso, o Jiu-Jitsu talvez seja o melhor método de autoconhecimento jamais inventado”.

Nos anos 1990, a arte teve um novo boom. Em duas frentes: criado por Rorion Gracie em 1993, o Ultimate Fighting Championship deu o pontapé inicial (no queixo) no esporte midiático conhecido hoje como MMA. 

A partir do ídolo Royce Gracie, e com o suor derramado por irmãos e primos aparentemente invencíveis como Rickson, Renzo, Ralph, Royler, Ryan, Carley e companhia, o Jiu-Jitsu como arma de defesa pessoal estava consagrado.

A frente da equipe lavrense segue o atleta e professor Renê Alves, que vem trilhando seu caminho no jiu-jitsu nacional, pelas lutas e por seus atletas em destaque. 

Centro de Pugilismo Nova Ordem






A equipe de Lavras passou a ser representante de outra grande equipe. A do consagrado Cícero Costha, de São Paulo, que a cada dia revela novos nomes no Jiu-jitsu.

A equipe deixa o convite para todos aqueles que desejam conhecer o esporte; seja pelo motivo pessoal de cada um (defesa pessoal, manter a forma, perca de peso, Auto confiança dentre outros). 

A academia está localizada nas dependências do Centro de Pugilismo Nova Ordem, na rua Otacílio Negrão de Lima, 222,  no Centro. 

Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (35) 9258-0194 ou (35) 9224-4368.

Nenhum comentário: