quinta-feira, 30 de abril de 2015

LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO DA UNIFEI RECEBE GERADOR DE IMPULSOS DA EMPRESA ALSTOM


O Laboratório de Alta Tensão (LAT) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) ganhou um gerador de impulsos de 1.400 KV, doado pela empresa Alstom. O gerador, que tem custo estimado de um milhão e quatrocentos mil reais, fazia parte das instalações da empresa e foi substituído por uma nova unidade com maior capacidade. 

A doação está de acordo com a parceria firmada entre a Alstom e o LAT – Unifei e será montado na área de ensaios do laboratório com operação prevista para o segundo semestre de 2015.

O gerador de impulsos é um equipamento capaz de produzir tensões ou correntes assumidas como adequadas para representar um raio que, na natureza, pode chegar a centenas de megavolts ou quiloampéres. Sua utilização é fundamental na realização de estudos que buscam compreender os mecanismos de formação e os efeitos das descargas atmosféricas, assim como o comportamento de equipamentos atingidos por estas descargas.

O LAT Unifei é pioneiro no Brasil na realização de ensaios de impulso atmosférico em transformadores. Com o novo gerador, o laboratório, que já desenvolve pesquisas de relevância na área de descargas atmosféricas e é um dos cinco laboratórios no país credenciados pelo Inmetro para a realização de testes de impulso em transformadores de distribuição da rede média de tensão, amplia sua capacidade em nível de tensão e energia - carga. 

Isto representou a possibilidade de aprofundamento das linhas de pesquisa já em desenvolvimento no laboratório, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação, além de permitir uma maior versatilidade na realização de ensaios em equipamentos, antes limitados ao nível de 450 KV.

A Alstom, empresa francesa e com uma planta em Itajubá desde 1976, iniciou suas atividades como fabricante de transformadores de medição de baixa tensão. 

Atualmente se apresenta através de um centro de excelência mundial para a fabricação de transformadores para instrumentos e reatores núcleo de ar, assim como unidades de montagem de disjuntores, chaves seccionadas para extra-alta e alta tensão, bobinas de bloqueio e capacitores. Após processo de aquisição pela General Electric iniciado recentemente, a Alstom deve fortalecer suas atividades em Itajubá.

A equipe de trabalho do LAT agradeceu à empresa pela doação e declarou que espera que essa parceria se torne cada vez mais forte.

Nenhum comentário: