terça-feira, 21 de abril de 2015

DESGASTE DE SILAS FAVORECE JUSSARA

Ainda juntos na mesma legenda, mas separados politicamente. Silas Costa Pereira pode deixar o PSDB e Jussara Menicucci se fortalece para reassumir o controle local do partido

O desgaste da administração e da imagem do prefeito de Lavras, no Sul de Minas, Silas Costa Pereira, do PSDB, vem favorecer a ex-prefeita Jussara Menicucci. 

Jussara que foi a principal cabo eleitoral do atual prefeito e após um período de sumiço, tem seu nome novamente colocado na cena política lavrense.

O principal motivo é o rompimento político ocorrido com seu sucessor, o que acabou rachando os correligionários em dois grupos e dividindo o próprio partido.

De acordo com um militante que pediu para não ser identificado, a situação de tornou emblemática e grande parte dos apoiadores de Silas são oriundos das gestão de Jussara e a "tendência natural em uma futura eleição é que estas pessoas sigam o posicionamento dela".

Recentemente, o prefeito se deslocou até a residência da ex-prefeita, que é a presidente da legenda tucana em Lavras. O assunto a ser discutido foi a eleição interna do partido, que deveria ter ocorrido no mês de março. Diante de um impasse, o processo acabou adiado para o mês de maio.

Além da saída e as exonerações de nomes fortes em cargos na administração de Jussara e que compunham a atual gestão de Silas, uma postagem em uma rede social tucana e que foram tidas como críticas a atual forma de governo da cidade gerou mais desgaste no PSDB local e entre aliados da ex-prefeita e de Silas.

Segundo fontes ligadas ao prefeito Silas Costa Pereira, diante do grande impasse e o eminente fortalecimento da ex-prefeita, o chefe do Executivo, que deve tentar a reeleição, pode deixar a legenda tucana e se filiar ao Solidariedade, partido criado pelo deputado federal Paulinho da Força e que compôs a coligação do candidato derrotado a presidência da República, Aécio Neves.

O Solidariedade é o partido que abriga o vereador e presidente da Câmara Municipal, Cléber Pevidor, que era do PSDB e que há bastante tempo tem pretensões de colocar seu nome como possível candidato a prefeito de Lavras.

Em março de 2013, Cléber chegou a se articular para disputar a presidência do Diretório Municipal do PSDB, mas a ex-prefeita acabou sendo a candidata única do partido. Desde o fim do ano passado, era especulada a saída dela do PSDB, mas no dia 12 de janeiro deste, o Blog O Corvo-Veloz noticiou com exclusividade a permanência de Jussara no partido.

Em entrevista por telefone ao jornalista Sebastião Filho, Jussara Jussara disse que ficou surpresa com a notícia de que iria deixar o PSDB. A ex-prefeita ressaltou que não tem pretensões de deixar a legenda tucana e  reforçou: "eu tenho a 'cara' do PSDB". 

Foi Toninho Andrada então deputado estadual e hoje, prefeito de Barbacena, nas Vertentes, quem acompanhou Jussara ao Palácio dos Despachos, na Praça da Liberdade, ocasião em que ela se filiou ao PSDB no gabinete do então secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro. 

A proximidade com o senador Aécio Neves é um dos motivos da permanência da ex-prefeita no PSDB. Alguns militantes estariam até cogitando a criação de um movimento pedindo a volta dela ao cenário político local.

Eleição do Diretório
Fontes ligadas a ex-prefeita garantem que com o rompimento dos laços políticos entre Jussara e Silas e os desgastes que agora atingem internamente o PSDB local, a ex-prefeita está bastante fortalecido e já tem formada grupo para ganhar o pleito da legenda na cidade. 

Os cargos do Palácio
Ainda de acordo com a fonte, quando as convenções partidárias do próximo ano definiram de vez o quadro político em Lavras, é esperada a saída de muitas pessoas que hoje ocupam cargos na administração Silas Costa Pereira.

Inicialmente, Silas escalou nomes para a equipe de Governo nomes conhecidos e fortes da administração da ex-prefeita Jussara Menicucci, também do PSDB, sua apoiadora de campanha.

Aos poucos, estes mesmos nomes vão deixando cargos de destaque, alguns saíram de vez da administração e outros permanecem em postos de outros escalões. O primeiro, foi Marcelo Sabato, que deixou o cargo de chefe da Assessoria Jurídica no início deste ano, sendo substituído por Luís Felipe de Azeredo Coutinho, sobrinho do ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB).

Depois, Antônio César de Pádua, amigo do ex-prefeito Célio de Oliveira e outro nome forte na administração de Jussara, optou por deixar a administração. Segundo fontes, o motivo da saída seria divergências internas de opinião sobre assuntos pertinentes a gestão. Geraldo Sant'Anna, deixou o posto de ouvidor municipal, substituído por Alair Josecler, que foi um dos coordenadores da campanha de Silas e é de confiança do prefeito.

Álvaro Roberto Sad, que ocupou cargos de secretário na administração de Jussara Menicucci, deixou a Assessoria de Comunicação, sendo substituído pelo Paulo Bastos Boa Nova, que ocupava o posto de secretário municipal de Cultura e é ligado a família do prefeito Silas Costa. Deborah Rezende Medeiros Cardoso, que também atuou na gestão Menicucci, ocupa o cargo de secretária de Cultura, interinamente.

Além de nomes ligados a administração da ex-prefeita, houve trocas também outros cargos. Flávio Rivelli Mesquita deixou a pasta da Fazenda e em seu lugar assumiu Sérgio Luiz Aguiar Castelo, que também acumula a função de secretário municipal de Planejamento e Gestão.

A última exoneração no alto escalão do Palácio Perimetral ocorreu logo no início deste mês. O Diário Oficial do Município do último dia 10, trouxe a exoneração da secretária municipal de Saúde, Maria Carmem Amarante Botelho. Segundo fontes ligadas ao prefeito, o ex-vereador Leandro Moretti pode ocupar o cargo de secretário tampão. Moretti também acumulava a chefia de duas secretarias na atual gestão: Assuntos Rurais e Administração.

Mas nos últimos dias, o prefeito nomeou o ex-vereador e ex-vice-prefeito Eduardo Luís Marani, o Dú Marani, do PMDB, para ocupar a pasta de Assuntos Rurais. O PMDB compõe a gestão de Silas, onde tem o vice, Clóvis Correia. Anteriormente, foi cogitada a ida de Silas para o PMDB.


Nenhum comentário: