sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

INSTITUIÇÕES SE UNEM EM ATO PÚBLICO EM REPÚDIO A ATENTADO SOFRIDO POR PROMOTOR DE JUSTIÇA


Procurador-geral afirma que atentado não irá restringir atividades do MPMG

Hoje, sexta-feira, 27, será realizado, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, ato público em defesa do Ministério Público e em repúdio ao atentado sofrido pelo promotor Marcus Vinícius Ribeiro Cunha, no último sábado, 21, em Monte Carmelo. A mobilização está marcada para as 13h na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 13ª Subseção (av. Rondon Pacheco, 980, Copacabana).

O ato contará com a presença do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt, e de outros membros do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), além do procurador-geral da República, Rodrigo Janot Monteiro Barros, e de integrantes da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), da Polícia Federal e das Polícias Militar e Civil de Minas Gerais.

O atentado contra o promotor de Justiça Marcus Vinícius ocorreu na noite do dia 21 de fevereiro, quando ele deixava a sede da Promotoria de Justiça de Monte Carmelo, no Alto Paranaíba. O membro do MPMG, que foi atingido por disparos de arma de fogo em frente ao seu local de trabalho, recebeu alta médica nessa quarta-feira, 25.

As investigações sobre a tentativa de homicídio estão sendo conduzidas, de forma integrada, pelo MPMG e pelas Polícias Civil e Militar com o objetivo de dar uma resposta imediata a esse atentado. Dois suspeitos foram presos.

Atentado atinge todas as instituições de segurança do estado
Desde sábado, várias instituições e entidades de todo o país têm se manifestado em apoio ao MPMG. Em coletiva de imprensa realizada na terça-feira, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais disse que o atentado atinge todas as instituições de segurança do estado e que vai reforçar ainda mais as estruturas de combate ao crime organizado e à improbidade administrativa.

“Em nenhum momento haverá paralisação, sequer arrefecimento de qualquer atividade do Ministério Público de Minas Gerais. Pelo contrário, esse tipo de episódio só revigora em nós a convicção de que é nossa obrigação continuar no caminho de repressão aos desvios administrativos, à corrupção, à criminalidade organizada”, afirmou.

Carlos André também reforçou sua solidariedade à família de Marcus Vinícius e ao integrante do MPMG. “Ele é um promotor de Justiça valoroso, corajoso, que se desincumbe com competência de suas atividades e assim continuará fazendo. Já está em plena recuperação e vai retornar a suas atividades em breve”.

Autoridades se reúnem em Pouso Alegre
Integrantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em Pouso Alegre, no Sul do estado, e de outras intuições se mobilizarão em repúdio ao atentado sofrido pelo promotor de Justiça Marcus Vinícius Ribeiro Cunha. Promotores de Justiça, juízes, integrantes das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, do Exército, da Defensoria Pública se unirão em ato público que será realizado hoje, 27, às 13h30, no fórum da comarca (Av. Dr. Carlos Blanco, 245. Bairro Santa Rita II).

Contagem
Também hoje, os promotores de Justiça de Contagem, além de outras autoridades locais, participarão de ato público organizado pelos juízes da comarca. A mobilização será às 13h, no Salão do Júri do Fórum de Contagem.

Nenhum comentário: