sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

UFMG ALCANÇA NOTA MÁXIMA NO IGC


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) obteve nota máxima – 5 – no Índice Geral de Cursos (IGC), segundo indicadores de qualidade da educação superior em 2013, divulgados nesta quarta-feira, 17, no Diário Oficial da União (DOU), pelo Instituto de Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Os cursos de graduação da UFMG avaliados em 2013 obtiveram média igual a 4 no Conceito Enade e no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Entre mais de duas mil instituições de educação superior brasileiras avaliadas, apenas 25 obtiveram o conceito máximo no IGC. Nesse grupo, estão, além da UFMG, as também federais de São Paulo (Unifesp), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de São Carlos (Ufscar), do ABC (UFABC), de Santa Catarina (UFSC), de Lavras (Ufla) e de Viçosa (UFV). Também se enquadra nessa categoria a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Em entrevista ao Portal UFMG, a professora Cristina Alvim, diretora de Avaliação Institucional, falou sobre as alterações na metodologia de cálculo dos índices. "Houve mudanças na metodologia de cálculo tanto do Conceito Preliminar do Curso (CPC) quanto em outros aspectos que compõem esses indicadores. A fórmula para o cálculo do CPC variou ao longo dos anos. Entre 2004 e 2013, o peso da nota Enade caiu de 0,40 para 0,20, e o peso da nota Indicador da Diferença de Desempenho (IDD) aumentou de 0,30 para 0,35. Assim, não é simples analisar a série histórica dos resultados do CPC".

Ela falou também sobre as lições que podem ser tiradas dessas avaliações. "A avaliação tem recebido cada vez mais destaque no contexto da educação superior no Brasil, pautado pela expansão da oferta e por políticas de inclusão, com vistas a assegurar sua qualidade. Aos poucos, as pessoas estão se apropriando melhor do significado do Enade, que é realizado desde 2004. Mas ainda precisamos caminhar muito nessa compreensão, na sensibilização e na conscientização de que não basta apenas ver as notas, mas que é fundamental entender o que elas significam e as necessidades de mudanças que sinalizam".

Nenhum comentário: