quarta-feira, 26 de novembro de 2014

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA DEVERÁ SER ERGUIDO EM OUTRO LOCAL

José Roberto Soares Scolforo anunciou no final da manhã do dia 12 de julho do ano passado, a criação do curso de graduação em Medicina

O alto escalão da Universidade Federal de Lavras (Ufla) vive às voltas com a implantação do Hospital Universitário, que vai amparar os estudantes do curso de Medicina, com início anunciado para março do próximo ano. A universidade mantém o silêncio, mas informações que circulam na mídia local dão conta de que o prédio adquirido a preço milionário para a sediar o tão sonhado Hospital Escola não será mais usado para este fim. 

A informação divulgada na mídia era de que o local poderia ser transformado em apenas um ambulatório. A notícia caiu com um balde de água fria para os lavrenses. No final da tarde de ontem, fontes ligadas ao alto escalão da universidade, informaram ao Blog O Corvo-Veloz que o curso de Medicina vai contar sim com um hospital, mas realmente ele não deverá mais ser erguido no prédio adquirido. 

Segundo as informações extraoficiais repassadas, ele deverá ser erguido em outro local e está sendo especulada a sua construção na Região do Anel Viário, na Zona Norte da cidade, localizada próximo ao Campus da Ufla e saída para a cidade de Ijaci. O Anel Viário liga a Boca da Mata, em Lavras, a BR-265, na Região de Itirapuan.

Ainda de acordo com as fontes, o prédio do antigo Hospital do Coração pode ser transformado em uma Escola Técnica Federal. 

Histórico do curso de Medicina
O reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), professor José Roberto Soares Scolforo anunciou no final da manhã do dia 12 de julho do ano passado, a criação do curso de graduação em Medicina. Na época ele foi anunciado já para o segundo semestre de 2014. Naquela data foi levantada a questão de que não haveria um hospital escola.

Já no dia 9 de dezembro do ano passado, a Direção Executiva realizou uma solenidade para anunciar a compra do antigo Hospital do Coração, que deve ser transformado em uma unidade do Hospital Escola e o prédio terá 14 pavimentos e foi adquirido por mais de R$ 3 milhões. Segundo o anúncio feito pela Ufla, a abertura do novo hospital vai ampliar em 50% a capacidade de atendimento da saúde em Lavras e em municípios vizinhos. Atualmente, a cidade é referência nos serviços de saúde  para 300 mil pessoas.

Segundo o reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, para a construção do Hospital Universitário no prédio do antigo Hospital do Coração, seria necessário um aporte de R$70 milhões, conforme reportagem publicada pelo Blog O Corvo-Veloz no dia 8 de abril de 2014. A expectativa da Diretoria Executiva da Ufla naquela época era entregá-lo funcionando até o final de 2015. 

Curso já está autorizado
A carga horária mínima exigida pelo Ministério da Educação (MEC) para o curso da Ufla é de 7.824 horas. Os alunos ingressarão por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Conselho Universitário (Cuni) já oficializou a criação do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), que vai amparar os professores da graduação. 

O ato regulatório que oficializa a autorização do MEC para a oferta de 60 vagas anuais no curso de graduação em Medicina na Ufla foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 17 de novembro de 2014. A coordenadora do curso de Medicina é a professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, graduada bióloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o professor Luciano José Pereira, chefe do DSA, possui graduação em Odontologia pelo Centro Universitário de Lavras (Unilavras).

Prédios no Campus
Ao longo de 2014, 2015 e 2016, o MEC disponibilizará vagas para a contratação de 60 professores para o curso de Medicina, além de técnicos administrativos já pactuados com a direção executiva da Universidade. Para abrigar o DSA, está prevista a construção de dois prédios, com área total de 4770 m2, próximo à Avenida Sul, na Portaria das Goiabas.

O prédio principal terá três pavimentos, com previsão para setor administrativo, salas de estudo em grupo, salas de mentoria, salas de integração, auditório, laboratórios e Centro de Simulação Realística. Em prédio anexo, serão construídos o Laboratório de Anatomia e o Laboratório de Técnica Cirúrgica.

Fique por dentro do assunto: Scolforo anuncia curso de Medicina na Ufla










Nenhum comentário: