quarta-feira, 1 de outubro de 2014

CURSOS NOTURNOS NA BERLINDA

Em meio a onda do Reuni, a Ufla abriu novos cursos e colocou em funcionamento o seu câmpus no período noturno.
Enquanto o Governo Federal anuncia a abertura de novos cursos superiores no Brasil para atender a demanda crescente do mercado de trabalho, professores e estudantes da Universidade Federal de Lavras (Ufla) estão preocupados com medidas já adotadas e outras que ainda estão sendo discutidas nos conselhos superiores em relação a alguns cursos de graduação. 

No dia 25 de março de 2013, o reitor José Roberto Soares Scolforo assinou a Resolução 037/2013, do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) que modificava de semestral para anual o regime de ingresso de estudantes aos cursos de Licenciatura em Física, Matemática e em Filosofia, mantendo-se o regime curricular semestral.

Dois meses depois, na 10º Reunião do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, realizada em 5 de junho de 2013, os conselheiros indeferiram a solicitação dos professores do curso de Física que pediam a revogação da Resolução CEPE 037/2013. Todos estes cursos são ofertados no período noturno na Universidade Federal de Lavras. As licenciaturas em física e matemática voltaram posteriormente a ter entrada semestral, mas o curso de filosofia foi mantida com regime de entrada anual conforme a alteração feita pela Resolução CEPE/UFLA nº 37/2013.

Nos últimos dias também já está sendo discutida nos conselhos a transferência do bacharelado em Sistemas de Informação do período noturno para o período diurno. Além disso, a universidade estuda alocar o curso na modalidade chamada Área Básica de Ingresso (ABI), forma de ingresso que já foi adotada para todos os cursos de engenharia da instituição. 

Neste caso, no processo seletivo, o estudante não fará a escolha pelo bacharelado em Ciência da Computação ou Sistemas de Informação. Quando ingressar na Ufla e concluir o primeiro período, indicaria seu curso predileto, que poderia ser alterado ao longo do tempo. O ensino superior noturno abrange cerca de 60% dos estudantes do país, fato que pode ser explicado pela possibilidade do aluno exercer atividade remunerada durante os anos de graduação, obtendo desse modo, recurso financeiro para realização do curso e custeio de despesas pessoais e familiares. 

Com a possível transferência do curso de Sistemas de Informação para o período diurno, muitos estudantes que trabalham durante o dia e sonham com esta formação, ficarão impossibilitados de ter acesso a esta graduação na Universidade Federal de Lavras no período noturno. 

Licenciaturas na berlinda
Os cursos de graduação em licenciatura possuem matérias específicas, mais focadas em aspectos pedagógicos. Para dar aula nos anos finais do ensino fundamental e médio, o estudante precisa ter cursado uma área do conhecimento, como matemática, física ou letras. O Ministério da Educação (MEC) tem investido na abertura de mais vagas em cursos de licenciatura porque eles preparam o estudante para dar aula como professor na educação básica.

A iniciativa da Universidade Federal de Lavras em relação aos cursos de licenciatura vão na contramão das demandas educacionais do Governo Federal. O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), implantado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio do Decreto nº 6096 de 24 de abril de 2007, teve como um de seus principais objetivos o aumento da oferta de vagas nos cursos noturnos, principalmente para as licenciaturas, dada a falta de professores do Ensino Médio de química, física, matemática e biologia. 

Alguns reitores ao pressentirem que a expansão traria mais recursos, bolsas de pós-graduação e vagas docentes para suas instituições, aderiram imediatamente ao Reuni. Outros permaneceram resistentes por período, mas acabaram aderindo depois. Em meio a onda, a Ufla abriu novos cursos e colocou em funcionamento o seu câmpus no período noturno. Entre 2007 e 2008, a Universidade Federal de Lavras abriu quatro cursos noturnos: licenciaturas em física, matemática, educação física e sistemas de informação; em 2010 teve início os cursos de licenciatura em filosofia e o bacharelado em direito. O governo federal investiu no período de 2008 a 2011 dois bilhões de reais com o Reuni. 

Dificuldades
Com a ampliação da oferta de vagas e cursos no turno da noite, o câmpus da instituição se encheu de estudantes, mas o crescimento não foi proporcional à estrutura oferecida. Os estudantes de cursos noturnos da Universidade Federal de Lavras sofrem com falta de serviços. Entre as principais queixas estão as secretarias acadêmicas fechadas. 

Outra dificuldade apontada pelos alunos é a precariedade do transporte coletivo. Além disso, a iluminação deficiente no câmpus é outro fator que contribui para a preocupação dos estudantes e devido a sua grande extensão, a ronda não consegue estar em todos os locais. Andar sempre em grupo e sair um pouco antes do final da aula são lições de sobrevivência adotadas por muitos dos universitários que estudam à noite.

4 comentários:

Anônimo disse...

Mas isso do curso de Sistema ir para a tarde,vai ser a partir de 2015/1 ja?

Anônimo disse...

Mas isso do curso de Sistema ir para a tarde,vai ser a partir de 2015/1 ja?

Anônimo disse...

Ainda está em discussão a questão do Sistemas de Informação e tem que ser aprovada nos Conselhos!

Anônimo disse...

A UFLA esta contrariando programas do governo LULA e DILMA

Reduzir investimentos voltados para a educação básica como a formação de professores e bloquear acesso universal fechando cursos noturnos é contrário as metas e objetivos da UNESCO que relaciona estes temas aos direitos humanos