quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CURSO DE MEDICINA NA UFLA DEVE COMEÇAR NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015

O curso de Medicina na Universidade Federal de Lavras (Ufla) tem previsão de início no primeiro período letivo de 2015. Os alunos ingressarão por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Conselho Universitário (Cuni) já oficializou a criação do Departamento de Ciências da Saúde (DSA). 

O DSA vem para amparar os professores que serão contratados. O chefe do Departamento é o professor Luciano José Pereira, do Setor de Fisiologia e Farmacologia do Departamento de Medicina Veterinária (DMV). O professor já pertence ao quadro docente da universidade e possui graduação em Odontologia pelo Centro Universitário de Lavras (Unilavras). Ele atua como docente de graduação dos cursos de Educação Física, Nutrição, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Zootecnia nas áreas de Fisiologia Geral e Farmacologia Geral.

Já o primeiro médico a ingressar para atuar no curso de Medicina, o professor Adriano José Pereira, que inicialmente ficou lotado no DMV, tomou posse no dia 13 de agosto deste ano. 

O curso
O curso de Medicina na Universidade Federal de Lavras terá 60 vagas, com previsão entradas semestrais e sua criação faz parte do programa "Mais Médicos", do governo federal. No campus, serão construídos laboratórios e novas salas de aula. A criação do curso de Medicina na UFLA foi anunciada em meados de 2013 durante evento realizado no Campus da universidade.

O anúncio causou grande euforia tanto na comunidade acadêmica quanto junto da população de Lavras e da região, em especial pela proposta da construção de um Hospital Escola para o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Depois do anúncio
No dia 9 de dezembro do ano passado, a Diretoria Executiva realizou uma solenidade para anunciar a compra do antigo Hospital do Coração, que deve ser transformado em uma unidade do Hospital Escola e o prédio terá 12 pavimentos. A abertura do novo hospital vai ampliar em 50% a capacidade de atendimento da saúde em Lavras e em municípios vizinhos. Atualmente, a cidade é referência nos serviços de saúde  para 300 mil pessoas.

O primeiro médico professor
Adriano Pereira foi membro da equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo. Ele se formou no ano de 2002, fez sua residência  no Hospital Municipal Odilon Behrens, de Belo Horizonte, entre os anos de 2003 e 2005 na unidade de Clínica Médica. Entre 2005 e 2007 atuou na área de Medicina Intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Cursou doutorado em Ciência na Universidade de São Paulo (USP) entre 2008 e 2011 e fez estágio no exterior na área de Medicina Intensiva no Hospital Sunnybrook da Universidade de Toronto, no Canadá, no ano de 2007. 

Fez Pós-Doutorado pela Universidade de Berna, na Suíça em 2013 e pela Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica em 2014. 








2 comentários:

Anônimo disse...

O Perfil de pesquisadores com experiência exclusivamente em ciências agrárias em cursos de zootecnia e veterinária não são os melhores profissionais para gerenciar o curso de Medicina da UFLA. É necessário nova cultura acadêmica e novos critérios de escolha de professores e de escolha de coordenadores na UFLA. Principalmente professores da veterinária e zootecnia, devem estar aptos a ouvir e respeitar informações técnicas da área da
saúde humana.

Anônimo disse...

Medicina UFLA - Formação do Departamento de Ciências da Saúde.

Cursos de medicina no Brasil , possuem carga horária em torno de 10.000 horas com estudos intrinsecamente relacionados ao corpo humano e atividades práticas primordialmente em hospitais e postos de saúde. Após a graduação estes médicos realizam residências com duração de 2 a 4 anos. Outros médicos ainda fazem pós graduação e cursos de especialização.

Professores da UFLA, do departamento de Veterinária são transferidos para o departamento de Ciências da Saúde. São graduados em cursos cuja carga horária tem em torno de 3.500 horas, sem práticas em hospitais. Possuem pós graduação em áreas das ciências agrárias e alguns em ciências biológicas ligadas à saúde. Estes professores tem exercido nos últimos anos suas atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Lavras na área de ciências agrárias

O Curso de Medicina da UFLA, do departamento de Ciências da Saúde, começará com professores médicos e professores que vem da área de ciências agrárias.