quarta-feira, 3 de setembro de 2014

FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA VAI INSTALAR DORMENTES DE PLÁSTICO EM LAVRAS

A VLI, empresa especializada em operações que integram ferrovias, está utilizando, em fase de teste, dormentes de materiais alternativos, como plástico e borracha, nas estradas de ferro em substituição aos de madeira. Os dormentes alternativos são feitos de polietileno de alta densidade, fibra de vidro e pneu usado. Materiais que iriam para o lixo, como embalagens de plástico de álcool, shampoo e produtos de limpeza, agora são reaproveitados.

A tecnologia desenvolvida para preservar florestas, faz parte do projeto Ferrovia Verde. Em Lavras, no Sul de Minas, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que intrega a VLI, empresa de logística da Vale, deverá instalar até o final do ano os dormentes poliméricos (plástico), substituindo as estruturas de eucalipto. Inicialmente eles estão sendo instaladas em um trecho da linha férrea em Uberaba, no Triângulo Mineiro, primeira cidade de Minas Gerais a receber esta iniciativa.

Alexandre Fontes, gerente de Engenharia de Via Permanente da VLI, diz que o produto, fabricado no Brasil, utiliza matéria-prima coletada por catadores de materiais recicláveis. “Inicialmente, faremos testes para acompanhar a aplicação e adaptabilidade dessas peças. Trata-se de um material mais uniforme, devido à produção em série, e com características muito semelhantes às da madeira, existindo ainda o benefício de ser mais sustentável”, explica.

A empresa
A VLI é uma empresa de logística de carga geral que tem o compromisso de gerar valor ao negócio dos seus clientes por meio de serviços logísticos que integram portos, ferrovias e terminais. O grupo engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).

A unidade de Lavras é a base operacional da FCA no corredor de transporte Minas-Rio e possui uma área atual construída de aproximadamente 4000 m², voltada para a manutenção dos ativos da empresa, serviços administrativos, armazém de materiais e abastecimento. Ao todo, no corredor, e empresa possui aproximadamente 620 empregados, entre pessoal próprio e terceirizados, sendo que destes, aproximadamente 300 estão lotados em Lavras e região.

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