terça-feira, 2 de setembro de 2014

FAISCA COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA EM ALFENAS

Projeto oferece oficinas e apresentações nas áreas de música, artes cênicas, artes visuais e literatura

Banda K2 de Poços de Caldas é uma das atrações do FAISCA

Para o público infantil, o FAISCA destaca do grupo teatral Sapucaiaços

A partir de hoje, terça-feira, 2, o Festival de Artes e Interações Socioculturais de Alfenas (FAISCA) vai disponibilizar gratuitamente oficinas, apresentações culturais e exposições na cidade de Alfenas, no Sul de Minas. A programação oferece 15 oficinas nas áreas de arte e meio ambiente, 17 apresentações de música e teatro, exposições e mostra de artes visuais.

A abertura oficial será na terça-feira às 20h, no Auditório Leão de Faria (Campus da UNIFAL-MG) com a mesa-redonda “Cidade e Universidade: espaços de interação sociocultural”. As oficinas iniciam no mesmo dia, no período da manhã e tarde e serão realizadas até sexta-feira, 5. A apresentação cultural do primeiro dia de FAISCA será às 17h, no Palquinho (UNIFAL-MG), com o grupo Conservatório Jazz Concert, do Centro Municipal de Música Walda Tiso de Alfenas.

A partir de quarta-feira, além das oficinas de meio ambiente, o FAISCA destaca oficinas de artesanato, produção musical, fotografia, produção audiovisual e literatura. Na quinta-feira, inicia a oficina de Bioconstrução e compreende na primeira fase da criação do centro de convivência ecológica no Campus Santa Clara da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Às 17h, no Palquinho (UNIFAL-MG) haverá apresentações musicais e teatrais com artistas da cidade.

Na sexta-feira, 5, o FAISCA vai para as escolas e praça. A Escola Municipal Fausto Monteiro recebe a oficina de hip hop “Consonância nas Escolas” e a Escola Municipal Orlando Paulino da Costa a oficina de “Circo na Escola”. A partir das 19h, na Praça Getúlio Vargas, músicos e poetas apresentam sua arte no Sarau FAISCA com participação do Projeto Consonância, MC Chaves e dos grupos de poesia Slam do Grito (São Paulo/SP) e Sua Poesia (Alfenas/MG).

Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Kátia Goyatá, a produção de cultura e seu acesso deve ser difundido e acessível para toda população. “Essa é a principal importância do Projeto FAISCA, pois é a união de espaços para que nossa querida Alfenas transpire cultura”. A Secretaria de Educação e Cultura participa de forma ativa no projeto. “Nosso intuito é sempre apoiar iniciativas culturais por meio de parcerias”, completa Kátia Goyatá.

Segundo a professora Eliane Garcia, pró-reitora de Extensão da UNIFAL-MG, a parceria com a Prefeitura de Alfenas foi fundamental para a criação do projeto. “As parcerias são importantíssimas, pois possibilitam a articulação entre instituições incentivando o intercâmbio de experiências e o aprimoramento de ações. Essas interações valorizam não apenas a difusão da arte e da cultura, mas também para produção de novas criações”.

No sábado e domingo, as atividades serão realizadas na Praça Getúlio Vargas, no centro de Alfenas a partir das 13h. No local haverá apresentações com os grupos Maracatu Muiraquitã, The Compositores, Samba Lux, Kêiscara, Aedos n' Roll, Cuíca Elétrica, A Ópera da Cidade Preta (teatro musical), Sapucaiaços (teatro infantil), K2, La Mucura (grupo colombiano) e a peça “Operário em Construção”.

No domingo, às 8h, o FAISCA promove a pedalada “Pedal Consciente” com saída do campus central da UNIFAL e chegada no Campus Santa Clara (Bairro Pinheirinho), e Ioga na Praça Dr. Emílio da Silveira.

De acordo com o produtor cultural Ivanei Salgado, da UNIFAL-MG, o FAISCA é um projeto realmente democrático. “Todas as atividades são gratuitas e todos os membros da equipe envolvida atuam como voluntários. A união em iniciativas como esta, aponta para a viabilidade de parcerias entre instituições públicas, privadas e grupos organizados. A população é a maior beneficiada, pois além das atividades culturais, a movimentação de público aquece a vida econômica da cidade”. 
O FAISCA tem o apoio do Colégio Logos (Varginha e Areado), Café Quetal, Plug Outdoor, Instituto Empreendente, Restaurante do Ali e Hotel Náutico de Fama. A programação completa pode ser acessada no site oficial do projeto: www.unifal-mg.edu.br/faisca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3299-1077.

Nenhum comentário: