quinta-feira, 31 de julho de 2014

LAVRAS VIVE ESCALADA DE CRIMES VIOLENTOS

Conforme o Blog O Corvo-Veloz já vem noticiando deste o início do ano, Lavras, cidade de 98 mil habitantes, localizada na região Sul de Minas, vem sofrendo com a escalada da violência. Sede da Sexta Região Integrada de Segurança Pública (6ª Risp) e do 8º Batalhão de Polícia Militar, a cidade apresentava uma queda no número crimes violentos, como roubos consumados, nos três primeiros meses do ano. 

Crimes violentos
Em janeiro de 2014, a cidade registrou 12 roubos consumados, contra 10 no mês de fevereiro e 9 em março. Mas no mês de abril já houve um acréscimo no número de roubos. Foram registrados 11 roubos consumados na cidade. 

A cidade registrou um acréscimo no número de homicídio tentado no primeiro trimestre. Em janeiro deste ano, foi registrado apenas 1 caso, contra 2 em fevereiro e 5 em março. Além disso, foi registrado 1 homicídio consumado no mês de fevereiro na cidade. Já no mês de abril de 2014 houve apenas 1 caso. Enquanto em janeiro não houve caso de estupro tentado, fevereiro e março registraram 1 caso cada. Abril fechou com 1 caso de estrupo consumado em Lavras.

Ano violento
Em 2013, Lavras registou 2 homicídios, e apenas no primeiro semestre deste ano, já são três assassinatos no município. O primeiro homicídio do ano, ocorrido no bairro Tipuana II, na Zona Sul, deixou perplexa a população da cidade. Um homem de 52 anos foi morto a golpes de facão e pauladas na frente da filha, uma criança de apenas 10 anos. Três homens se aproximaram. Um deles começou a agredir a vítima com um pedaço de pau enquanto o outro desferiu golpes de faca. Um terceiro suspeito ainda atirou pedras contra a vítima. A criança não foi ferida.

Versão oficial
Em crescimento contínuo nos últimos três anos completos, a criminalidade violenta em Minas Gerais segue em disparada em 2014. A despeito da gravidade da situação, o governo do Estado encontrou uma forma de minimizá-la, destacando como 'avanço' na segurança pública nos primeiros três meses do ano a queda de 23,6% dos casos de extorsão mediante sequestro e de 12,6% no número de estupros. O secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, atribui o recrudescimento dos indicadores de criminalidade, em especial dos crimes contra o patrimônio, a "uma tendência em todo o país". 

Minas aumenta em crimes e perde em competitividade
O aumento dos índices de criminalidade derrubaram os índices de competitividade do Estado, de acordo com a consultoria britânica EIU (Economist Inteligence Unit). Segundo a pesquisa, divulgada pela imprensa, Minas caiu do 3º para o 6º lugar no ranking dos estados mais competitivos do país para receber investimentos. O estudo, que leva em conta todas as variáveis locais, também mostra que todos os estados do Sul do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), já superaram Minas Gerais.

Em entrevista recente ao jornal O Tempo, o pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Frederico Marinho, disse que o avanço da criminalidade no Estado desde 2010 tem relação direta com a falta de investimentos e de políticas públicas na segurança. "Pior que o aumento sistemático da criminalidade é a falta de resposta do Estado em curto prazo", criticou.

Centro de consumo
Segundo a publicação "Identidade dos Municípios Mineiros 2014", do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), Lavras é o 25º município em potencial de consumo no Estado e o 252º nesta colocação no Brasil, com 1.706 milhões (potencial de consumo total da cidade em 2013). 

Nenhum comentário: