terça-feira, 22 de julho de 2014

ESTUDANTES DA UFLA CONQUISTAM O PÓDIO NO MAIOR EVENTO DE COMBATE DE ROBÔS DO MUNDO

Depois de uma luta super emocionante contra o robô Bozo, Pé de Pano sai vitorioso e invicto
Segundo o dicionário, o significado de 'Pódio' é : plataforma, geralmente em 3 níveis, na qual os vencedores de uma competição sobem para serem premiados. "Mas apesar do significado habitual, para nós esta palavra e este ato de premiação vai muito além de sermos vencedores de subirmos no pódio como campeões de algo, sabemos que para muitos não parece ter tanto valor, afinal. Mas para nós este símbolo (o troféu), a premiação, o pódio, as palmas, os elogios, são os símbolos máximo que envolvem algumas coisas como:suor, trabalho em equipe, superação, humildade, esforço, desenvolvimento, crescimento, atitude".

É com este pensamento que a a TROIA, equipe de robótica formada por estudantes da Universidade Federal de Lavras (Ufla), participaram de um dos maiores eventos de robótica da América Latina e o maior do mundo em combate de robôs. O Winter Challenge, teve sua 10.ª edição realizada no Campus de São Caetano do Sul, no Grande ABC Paulista, do Instituto Mauá de Tecnologia. O evento aconteceu entre os dias 18 a 20 de julho.
Pé de Pano (UFLA) x Bozo (Anhanguera Educacional)
Depois de uma luta super emocionante contra o robô Bozo, dos estudantes de engenharia da Anhanguera Educacional, o robô Pé de Pano da Equipe Troia saiu vitorioso e invicto da competição na categoria de combate de robôs Hobbyweight. Com isso, os estudantes da Universidade Federal de Lavras conquistaram o pódio nesta categoria. Nos desafios, os robôs são comandados por controle remoto e têm objetivos específicos dentro das categorias. 

Na categoria ao qual a troia conquista o ouro, a Hobbyweight, o poder e a resistência das máquinas são postos à prova. Para participar, os robôs são projetados conforme regras específicas; durante as lutas, a segurança das equipes e espectadores também é observada.

"Enfim, esta competição foi mais uma que nos marcou, que fará de nós uma equipe melhor, porque no final não é só uma competição. Não é só Guerra de Robôs, é a soma de todos estes itens  que nos transformam, nos fazem pessoas melhores, capazes de ajudar aos outros, de se esforçar, sem esperar receber nada em troca. Portanto a vitória é só uma das extremidades de um todo!", publicaram os membros da equipe na rede social. 

Nesta edição, houve a participação de 10 equipes mexicanas e a visitação de uma equipe norte-americana que transmitiu a competição ao vivo, pela internet. Foram 90 equipes e 350 robôs inscritos. “Esses números já representam o dobro da quantidade de participantes do ano passado. Nossa expectativa é de receber cerca de 900 competidores nos três dias de evento”, conta Paulo Lenz, fundador da RoboCore e ex-aluno da Mauá. 

Outra novidade da competição neste ano foi a categoria Desafio Inteligente Júnior, voltada para alunos do ensino fundamental e médio. “Nossa intenção é organizar a participação de um público mais jovem que já demonstra interesse em robótica”, explica Lenz. 

Modalidades 
O Winter Challenge apresenta seis modalidades de competição: 

Combate de Robôs - modalidade preferida pelo público, dividida nas categorias Beetleweight, Hobbyweight, Featherweight, Lightweight e Middleweight, com robôs radiocontrolados de até 55 kg. Em rounds de três minutos, os dois robôs disputam quem resiste mais aos ataques numa arena especialmente projetada, com uma dinâmica similar ao popular UFC. 

Sumô de robôs - há quatro grupos distintos: mini-sumô com unidades de 500g autônomos, robôs radiocontrolados de até 3 kg, robôs autônomos de até 3 kg e robôs autônomos montados com Lego® de até 1 kg. Todos devem ser capazes de identificar o oponente e empurrá-lo para fora da arena. 

Seguidor de Linha - os competidores devem seguir um trajeto identificado no chão de forma autônoma e no menor tempo. 

Hockey - o time é composto por três robôs de 6,8Kg, autocontrolados. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols durante o tempo estabelecido. 

Trekking – um robô autônomo deve ser capaz de encontrar marcos num campo aberto totalmente desconhecido no menor tempo possível. 

Desafio Inteligente Júnior – esta modalidade é exclusivamente destinada aos alunos do ensino fundamental e médio com idade inferior a 18 anos. Nela, o robô autônomo deve identificar a cor da bola e transportá-la até o local com a cor correspondente num trajeto em linha. As quatro bolas são dispostas de maneira diferente a cada rodada e sairá vitorioso o robô que cumprir essa tarefa em menos tempo. 

A Equipe Troia tem Bonetto como capitão e possui 33 membros. Confira a evolução dos resultados já obtidos pela equipe na Winter Challenge:

Winter Challenge 9ª Edição
Hobbyweight - 12lb (5,44kg) (2° Lugar)
Hobbyweight - 12lb (5,44kg) (3° Lugar)
Sumô - 3kg (Auto) (5° Lugar)
Sumô - 3kg (Auto) (7° Lugar)
Summer Challenge 2ª Edição
Hobbyweight - 12lb (5,44kg) (12° Lugar)
Hobbyweight - 12lb (5,44kg) (14° Lugar)
Sumô - 3kg (Auto) (8° Lugar)
Sumô - 3kg (Auto) (10° Lugar)
Winter Challenge 8ª Edição
Hobbyweight - 12lb (5,44kg) (7° Lugar)
Sumô - 3kg (Auto) (5° Lugar)
Winter Challenge 7ª Edição
Sumô - 3kg (Auto) (9° Lugar)

Confira os robôs que a Equipe já possui:
Sumô


  • MacGyver
    Sumô - 3kg (Auto)
  •  
  • Julius Rock
    Sumô - 3kg (Auto)


  • Combate


  • KamiKaze
    Hobbyweight - 12lb (5,44kg)
  •  
  • Pé de Pano
    Hobbyweight - 12lb (5,44kg)
  •  
  • Aquiles
    Lightweight - 60lb (27,2kg)


  • Seguidor de Linha


  • Ferrari FL300
    Seguidor de Linha - Pro


  • Hockey


  • TROIA Hockey Team
    Hockey - Pro (6,8kg)
  •  

    Confiram a luta que concedeu o ouro ao robô Pé de Pano:

    Nenhum comentário: