sexta-feira, 25 de julho de 2014

COMISSÃO DO MEC AVALIA SISTEMA DE SAÚDE DE PASSOS PARA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA

Passos, no Sul de Minas, recebeu na segunda-feira, 21, uma comissão de auditores do Ministério da Educação (MEC) responsável pela avaliação do município no processo de seleção para instalação de faculdade de medicina. A equipe veio comprovar no local as informações enviadas pela Prefeitura sobre o sistema de saúde disponível na cidade, conforme estabelece o edital do MEC de chamamento público para a implantação do curso por instituição privada. 

Uma das condições para a aprovação de Passos é disponibilização de leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) em número suficiente para a abertura de vagas no curso. Na documentação, a Prefeitura informou a existência de 600 leitos, incluindo 82 de São Sebastião do Paraíso e 62 de Piumhi, que se comprometeram a disponibilizá-los.

A comissão de auditores é formada por três médicos, sendo dois do MEC e um do Ministério da Saúde. Primeiramente, dois deles estiveram na Prefeitura, em reunião com o prefeito Ataíde Vilela, o secretário municipal de Saúde, Gilberto Lopes Cançado, o Betaca, o diretor de Saúde, Willian José Barbosa, e a coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF) em Passos, Clarissa Carneiro Leão Batista. 

Além dos leitos do SUS, os auditores quiseram saber sobre a estrutura de atendimento em saúde: unidades de PSF, ambulatórios, pronto atendimento, convênios, entre outros, como os centros de atenção psicossocial (Caps II e AD) e os serviços hospitalares. O prefeito respondeu que Passos oferece uma ampla assistência em saúde, desde a atenção básica através da rede ambulatorial e do PSF, até a urgência e emergência, com a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a Santa Casa.

“Nosso PSF tem 64% de cobertura da população, mas temos projeto para chegar a 100%, com 35 unidades. Três delas já estão em obras”, disse, citando unidades básicas de saúde e de estratégia de saúde da família, na área do PSF. De leitos hospitalares do SUS, a Prefeitura firmou parcerias com São Sebastião do Paraíso e Piumhi, que se comprometeram, através de um termo de parceria entre municípios, em face do edital 03/2013, a receber visita dos auditores para a comprovação da disponibilização das vagas de internação pelo Sistema Único de Saúde. 

Após assinar o termo nesta terça-feira pela manhã, o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Rêmolo Aloíse, comentou que todas as providências na área da saúde são aquém das necessidades do país e que Passos será uma referência ainda maior para as outras cidades com a implantação da faculdade de medicina. 

Os auditores do MEC não puderem conceder entrevista, mas informaram que a estrutura local do município para a aprovação da implantação de uma faculdade de medicina é importante, pois o curso “está inserido nesse sistema” e o médico deve ser formado dentro dessa complexidade de serviços.

Segundo a coordenadora do PSF de Passos, Clarissa Batista, o município obteve aprovação nas três etapas anteriores do processo e deve ser aprovada na visita da comissão de auditores. A fase seguinte é a de habilitação das instituições interessadas em implantar o curso na cidade.

Nenhum comentário: