segunda-feira, 28 de julho de 2014

CASTRADOS E MEDICADOS

Lavras, no Sul de Minas, possui uma população de cães abandonados pelas ruas da cidade estimada atualmente em aproximadamente 3 mil animais. O prefeito Marcos Cherem (PSD) e a Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais (SLPA) firmaram uma parceria inédita no interior de Minas Gerais, em novembro de 2013, instituindo um programa permanente de castração dos cães de rua.

Até o momento já foram castrados cerca de 500 cães em 14 mutirões quinzenais. Os animais são capturados por uma equipe especial da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Lavras. Eles são examinados pelos veterinários do Parque Fransisco de Assis e recebem desde a vermifugação e cuidados para o controle de pulgas e carrapatos até vacinação contra dez tipos de doenças. 

São ainda submetidos a teste sorológico para diagnosticar a leishmaniose. Após essa etapa, no Parque Francisco de Assis, os cachorros são avaliados e a cirurgia é realizada por um médico veterinário e por voluntários da SLPA, seguindo uma rotina de procedimentos pré e pós-operatórios. São feitas cerca de 70 operações por mês.

A prioridade do programa são as fêmeas que em seis anos de vida reprodutiva podem gerar até cem filhotes, embora os machos também estejam incluídos no programa que tem como principal objetivo o controle de natalidade dos cães de rua e a redução progressiva dessa população em Lavras.

Muitos dos cães recolhidos durante as ações do mutirão de castração acabam ficando no Parque Francisco de Assis até se restabelecerem dos procedimentos cirúrgicos, quando são colocados para adoção. Só nos últimos três meses 50 cães foram adotados, enquanto outros 400 vivem no Parque.

Nenhum comentário: