sexta-feira, 18 de abril de 2014

RIO MANDU GANHA MAIS 11 MIL PEIXES

Os estudantes da Escola Municipal Benedita Braga Cobra, de Borda da Mata, no Sul de Minas, participaram do Programa Peixe Vivo da Cemig em que 11 mil peixes das espécies curimba e piracanjuba foram soltos no Rio Mandu em Borda da Mata. A soltura foi realizada na ponte de concreto do bairro Descalvado, mais conhecida como ponte do Darney.

O repovoamento de espécies nativas em rios do estado, de acordo com o gerente de relacionamento da Cemig, Alexandre Ribeiro de Almeida, é uma ação que visa compensar o impacto causado pelas hidrelétricas no meio ambiente, “o Programa Peixe Vivo atua na conservação dos peixes nas bacias hidrográficas onde estão instaladas usinas da Cemig”. Lançado em 2007, os peixes deste projeto são criados na Estação de Tratamento de Itutinga/MG e direcionados para os rios do estado.

Segundo o técnico em Meio Ambiente da Cemig, em no máximo dois anos, as espécies já estarão procriando, por isso a importância de evitar a pesca predatória e respeitar os períodos da piracema para preservar as espécies.

Pouso Alegre, Borda da Mata e Ouro Fino selaram a criação do Consórcio Intermunicipal de Conservação do Rio Mandu. O esforço regional tem como a missão de restaurar e conservar o rio cujo leito se estende por essas cidades.

O consórcio se encarregará ainda do planejamento, regulação e fiscalização dos recursos hídricos do rio. O Rio Mandu nasce na Serra, zona rural do município de Ouro Fino, seu leito corta o município de Borda da Mata, atingindo seu maior volume já no município de Pouso Alegre, onde deságua no Rio Sapucaí Mirim. Suas águas são utilizadas pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais, a Copasa, para fornecer água tratada às populações dessas cidades.

Nenhum comentário: