sexta-feira, 23 de setembro de 2011

TRADIÇÃO PODE SER REVIVIDA EM LAVRAS

O Rito Tridentino ou Missa de São Pio V, leva este nome por ter sido promulgada pelo papa em 05/12/1570, em face das recomendações propostas pelo Concílio de Trento, por isso o nome Tridentina. Para os fiéis, assistir a uma missa tridentina é oportunidade única, em que, ao chegar na igreja é possível se deparar com mulheres e crianças cobertas com véus belos, como antigamente. Um fato histórico interessante é o ocorrido quando da primeira Missa celebrada no Brasil, por Frei Henrique de Coimbra, em Porto Seguro. Os curiosos indígenas se aproximavam do altar e contemplavam aqueles estranhos homens se humilhando em frente a uma Cruz.

Quando um segundo grupo de índios se aproximou do local o seu líder questionou o que era aquilo, o chefe do primeiro bando, prontamente, apontou para o céu e apontou para a terra, expondo com perfeição o caráter horizontal da Missa; a ligação do homem com Deus. Esta tradição poderá ser revivida em Lavras, no Sul de Minas, em breve. Esta é a intenção do professor universitário João José Granata de Sá e Melo Marques.  Na noite de sexta-feira, 16, o professor esteve na história Tiradentes, nas Vertentes, acompanhado pelo historiador Geovani Németh Torres e os estudantes Leonardo Henrique da Silva e Pedro Henrique Abreu Santos

O objetivo foi prestigiar e conhecer melhor uma celebração do Rito Tridentino. A missa tridentina é realizada em latim, toda 4ª sexta-feira de cada mês (exceto esta que foi antecipada devido a comemorações religiosas), às 19 horas. A cerimônia acontece na história Igreja de Santo Antônio do Canjica, na Comunidade da Paróquia de Santo Antônio, em Tiradentes e é realizada pelo padre Ramiro José Gregório. O professor João Marques presenteou o padre Ramiro Gregório com o livro "Milagre do Sol" e fez o convite para uma possível visita do sacerdote para a realização de uma missa tridentina em Lavras.

3 comentários:

Geovani disse...

Parabéns pelo trabalho!

Anônimo disse...

Se o índio apontou o céu e a Terra, ele mostrou a dimensão VERTICAL de alguma coisa, não?!

Isso mesmo, não sabem o que é esquerda e direita, alto e baixo, vertical e horizontal e vão escutar missa em latim pra ver se entendem o menos possível a palavra de Deus.

Anônimo disse...

Só para esclarecer: Nas missas rezadas em latim atualmente, o mais comum é que as leituras, o evangelho e a homilia sejam feitas no idioma local. Apenas as partes "fixas" da missa são rezadas em latim. Além disso, são normalmente distribuídos folhetos bilíngues. Todos são convidados a assitir uma missa em latim antes de criticar o que não conhecem.