quinta-feira, 2 de junho de 2011

AEROPORTO DE ARAXÁ RECEBE NOVO SISTEMA METEOROLÓGICO

O Aeroporto Municipal Romeu Zema, em Araxá, no Alto Paranaíba, recebeu nesta semana dois especialistas da Aeronáutica que integram o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Trafego Aéreo (Cindacta I) para implantar um novo sistema automático de meteorologia e também inspecionar os equipamentos e os serviços de meteorologia do aeroporto. O novo Sistema Automatizado de Registros e Gerenciamento das Observações Meteorológicas do Comando da Aeronáutica (Webmet) está sendo implantado nos principais aeroportos brasileiros visando integrar todas as informações meteorológicas em um banco de dados para agilizar e facilitar as previsões meteorológicas com maior confiabilidade.

As informações serão enviadas via internet e armazenadas em um banco de dados central localizado no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (Icea), em São Jose dos Campos (SP), onde os meteorologistas da aeronáutica poderão, em tempo real, obter informações dos aeroportos, objetivando a realização das previsões meteorológicas da região. Além de explicar como irá funcionar o novo sistema os sargentos Pellucci e Reis vistoriaram todos os equipamentos de meteorologia do aeroporto (anemômetro, psicrômetro, barômetro e pluviômetro) e nenhuma não conformidade foi encontrada.

 Eles foram recebidos pelo administrador do aeroporto, Fabiano Cota, que também é operador de Estação Aeronáutica. Pellucci disse que a Prefeitura de Araxá como administradora do aeroporto está de parabéns e realmente o Aeroporto Romeu Zema está se destacando pela qualidade dos serviços prestados ao sistema de aviação civil brasileira. Atualmente somente oito aeroporto em Minas Gerais, incluindo os da capital, possuem o novo serviço em operação.
do Diário de Araxá

Nenhum comentário: